Como aprender espanhol? Artigo completo revela todas as táticas para dominar o idioma

Como aprender espanhol? Artigo completo revela todas as táticas para dominar o idioma

Como aprender espanhol? Nesta categoria, vamos te dar algumas dicas simples de como aprender espanhol sozinho, de forma grátis e qual a sua importância para a vida e para os negócios.

Leia também: livros em espanhol para inciantes.

Língua espanhola: origem

A língua espanhola, ou popularmente conhecida como espanhol, teve seu surgimento há séculos atrás, no período pré-romano.

Os povos pré-romanos eram formados por: bascos, celtas, cartagineses, fenícios, iberos, gregos e tartésios. Com guerras existentes nesse período, principalmente as Guerras Púnicas, Roma invadiu o território do império Cartaginês. Com essa invasão, Roma também levou sua cultura e idioma latim para a língua dos povos pré-romanos, culminando então no surgimento da língua espanhola.

Séculos mais tarde, houve a queda do Império Romano, havendo uma ocupação de terras romanas pelos povos bárbaros, ocorrendo então uma nova mudança na língua espanhola.

Consequentemente, a língua espanhola foi modificada e mesclada com a língua bárbara. Porém, novamente séculos depois, os árabes invadiram o território dos bárbaros, e se fixaram na região por quase 800 anos. Com essa grande e extensa ocupação, a língua espanhola sofreu uma grande influência da língua e cultura árabe.

Já no século XIV, houve uma movimentação para reconquistar as terras dominadas pelos árabes, o que ficou conhecido como o movimento “La Reconquista”. Nesse movimento, houve a junção dos reinados de Aragão e Navarra, o que culminou a existência do que conhecemos como Espanha.

Desde essa época, incluindo parte territorial e mudanças na língua espanhola, é o mais próximo do que se apresenta atualmente.

Por que é importante aprender espanhol?

Desde as variações existentes ao longo dos séculos, a língua espanhola se tornou extremamente importante ao redor do mundo. Entre os séculos XV e XIX, o espanhol era a língua dominante para os governos e comércio.

Esse fator se deve à expansão do Império Espanhol, o qual foi levado aos continentes Americano, Africano e Asiático.

Por quatro séculos seguidos, ou seja, 400 anos, a língua espanhola teve grande importância na comunicação dos povos, para colonização e comércio.

Abaixo, alguns dados relevantes para você ter ideia da importância de se aprender espanhol.

  1. Essa grande expansão e duração da língua espanhola impactou diretamente nos dias atuais, se tornando a língua materna de mais de 420 milhões de pessoas ao redor do mundo.
  2. Com esse número gigantesco de falantes nativos de espanhol, a língua espanhola é o idioma oficial em mais de 21 países, sendo classificada como a 2ª língua materna mais falada em todo o mundo, perdendo apenas para o mandarim.
  3. Além disso, a língua espanhola é a língua oficial em trabalhos de organizações sociais. Entre elas, podemos citar: ONU (Organização das Nações Unidas) e a CEE (Comunidade Econômica Europeia).
  4. O Brasil faz fronteira com 7 países que tem o espanhol como língua materna
  5. Comunicação nas áreas internacionais de: comércio, cultura, diplomacia, turismo.
  6. Diferencial no currículo. Muitas pessoas pensam que só ter a língua inglesa como 2ª língua é suficiente. Cada vez mais, o espanhol vem sido requisitado como idioma, pois muitas empresas ao redor do mundo solicitam um conhecimento a mais do candidato. Isso acaba por gerar mais oportunidades de emprego, ainda mais quando você tem empresas que lidam com outras, onde a língua oficial é o espanhol.

Esses dados mostrados acima enaltecem a importância de se aprender espanhol. Principalmente para quem mora no Brasil, a aprendizagem da língua espanhola se torna mais fácil. Pois, pode ser colocada em prática mais facilmente, principalmente através de viagens, uma vez que o Brasil faz fronteira com 7 países de língua espanhola.

Agora, você pode se perguntar: como aprender espanhol? É difícil?

Na verdade, para quem quer aprender a língua espanhola, o principio de tudo é estudar. A língua espanhola apresenta similaridade com a língua portuguesa.

Essa característica se deve a derivação da mesma língua, o latim vulgar. Um exemplo disso é a palavra em espanhol “tener”. Para um brasileiro, fica mais fácil de associar que a palavra diz respeito ao verbo “ter”. Conseguimos entender, pois a palavra deriva do latim “tenere”.

Outras características que vão te ajudar em como aprender espanhol, é que além dessa similaridade e derivação do latim, a língua espanhola ainda apresenta similaridade em vocabulário, gramática e fonética.

Por mais que haja essa familiaridade e facilidade de associação, as pessoas acabam se iludindo e pensando que podem se comunicar somente com o clássico “portunhol”.

Na verdade esse é um grande equivoco. Para qualquer língua que não seja a materna, devemos estudar e nos dedicar nos estudos. O uso do “portunhol” gera erros de compreensão e falhas na comunicação.

Quanto tempo para aprender espanhol?

Agora que você já sabe a importância de aprender espanhol, deve estar se perguntando: como aprender espanhol em pouco tempo?

  1. Para começar, a primeira pergunta que deve ser feita é: qual o meu objetivo em aprender espanhol? É para viagens, trabalho, por hobby?
  2. A segunda pergunta: quanto tempo eu tenho disponível para aprender espanhol?

Com bases nessas perguntas, podemos te direcionar.

A aprendizagem de uma segunda língua, como o espanhol, por exemplo, depende dessas perguntas e de uma série de fatores também. É difícil prever um tempo exato, uma vez que também devemos levar em consideração a facilidade da pessoa em aprender um novo idioma, a dedicação aos estudos, à forma que a língua será estudada, a quantidade de horas em que se estudará o idioma, etc.

Porém, uma média de aprendizagem para a língua espanhola, para obter um conhecimento avançado à fluente, é de 6 meses à 1 ano.

Para tanto, devemos ter em mente que na relação de como aprender espanhol, é importante que você também coloque em pratica a aprendizagem, para ganhar habilidade no idioma. Assim, o seu aprendizado será mais rápido e eficiente também.

Como aprender espanhol sozinho?

Como aprender espanhol grátis, sozinho e pela internet

Depois de você saber a média de tempo para aprender espanhol, em nível avançado à fluente, é importante você escolher o método de estudo. Um dos métodos de como aprender espanhol, é aprender sozinho.

Sim! É possível você aprender espanhol sozinho! Existem métodos desde os mais simples até o mais tecnológicos para aprendizagem do espanhol. Vamos te mostrar abaixo, métodos simples para aprendizagem.

  1. Ler em espanhol

Essa é uma dica muito boa para você quer saber como aprender espanhol. A leitura permite conhecermos palavras novas, buscar o significado, ver a aplicação no contexto do texto. Busque leituras de temas que te agradem, podem ser: livros de romance, sites de noticias em espanhol, letras de música, etc.

  1. Ouça músicas em espanhol

Ouvir música é uma das grandes paixões e invenções humanas. Com a escuta de músicas em espanhol, permitimos conhecer um pouco da sonoridade das palavras, escutar a pronuncia das palavras. Além de tudo, é método muito divertido para aprender espanhol.

  1. Escrever em espanhol

Com o conhecimento de palavras novas através dos livros, e também ouvindo músicas, você agora precisa praticar a escrita. É muito bom colocar no papel as palavras aprendidas, começar a formar frases. Assim, você trabalha as 3 vertentes principais de como aprender espanhol: leitura, audição e escrita.

  1. Gravação em espanhol

Quer saber como você está em espanhol? Uma ferramenta muito utilizada é a gravação. Muitos celulares atualmente, contam com um gravador de som. Nele, você pode se gravar falando alguma coisa em espanhol, como um monólogo por exemplo. É excelente para quem quer praticar a pronúncia.

Como aprender espanhol pela internet?

Uma maneira muito fácil e à disposição da aprendizagem do espanhol, é a utilização da tecnologia. Através da internet, a aprendizagem se torna mais ampla e mais dinâmica. Abaixo, algumas dicas de como aprender espanhol sozinho através da internet.

  1. Ver filmes online

Com a existência de vários sites de filmes online, essa é uma das maneiras mais utilizadas para aprendizagem do espanhol. Em vários sites de filmes online, é possível assistir o filme com o áudio original e ainda, com legendas no idioma. É uma ótima maneira para se aprender espanhol, e adquirir conhecimento das palavras, contexto e pronuncia. É uma forma mais dinâmica e integrada na aprendizagem.

Conforme você for adquirindo habilidade de entendimento, é possível retirar as legendas e permanecer somente com o áudio original.

  1. Canais no Youtube

Muitos canais no Youtube disponibilizam gratuitamente aulas de aprendizagem em espanhol. É possível aprender de maneira didática e dinâmica o espanhol. Geralmente, os canais são administrados por falantes nativos, ou até mesmo professores com formação na língua espanhola, favorecendo ainda a aprendizagem em: gramática, pronúncia e até realização de exercícios.

  1. Aplicativos para aprendizagem do espanhol

A aprendizagem do espanhol também está presente nos celulares. Com isso, se tornou muito mais fácil, acessível em como aprender o espanhol. Com instalação grátis, os aplicativos oferecem a oportunidade de comunicação entre um aluno e um falante nativo da língua espanhola. Pode ser através de chats, vídeos, se tornando muito mais fácil colocar em prática o conteúdo aprendido. Por ter caráter mais informal, visa quem deseja aprender o espanhol de maneira mais divertida e leve.

Livros para aprender espanhol

como aprender espanhol por livros

Sabemos que a leitura é fundamental na aprendizagem de palavras novas, para adquirir vocabulário. Para tanto, isso também se aplicar na metodologia de como aprender espanhol.

Há possibilidade de fazer download de livros no seu computador ou até mesmo comprar os livros físicos.

Existem diversos livros para aprendizagem, geralmente divididos por faixas etárias.

Para jovens e adultos, encontramos as seguintes diversas opções de livros, abaixo te mostramos algumas.

  • Nuevo Ele: destinado à 3 níveis de aprendizagem : inicial, intermediário e avançado. Visa desenvolver a parte gramatical e comunicacional.
  • Aula Internacional: dividido em 5 níveis : proporciona desenvolvimento de forma sólida, que apresenta a comunicação com ferramenta linguística, parte cultural e comunicacional.
  • Gramática em diálogos: é um livro que possui uma abordagem de comunicação habitual da língua espanhola. Dividido em 2 níveis de aprendizagem.

Todos os livros acompanham CD-ROM e caderno de exercícios para prática da aprendizagem.

Quais os testes em proficiência em espanhol?

Os testes de proficiência em espanhol visam avaliar o nível de fluência de uma pessoa no idioma.

Para quem deseja ingressar em uma universidade no exterior, por exemplo, em países que a língua oficial é o espanhol, é necessário comprovar a fluência no idioma. Para isso, é aplicada uma prova, que comprovará a proficiência no idioma.

No caso a língua espanhola, o teste de proficiência é através do DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).

A prova do DELE, é emitida e reconhecida pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

A aplicação do teste DELE é realizada pelo Instituto Cervantes, responsável pela aplicação das provas no Brasil.

A University of Salamanca, é a instituição responsável pela elaboração, correção e a classificação do teste DELE.

Intercâmbio Espanhol: quais as vantagens?

Muitos jovens sonham em viver a experiência de um intercâmbio. Com o intercâmbio, é possível conhecer outra cultura, viver novas experiências de vida, adquirir muito aprendizado. Para quem deseja realizar intercâmbio espanhol, as vantagens vão muito além. Entre elas, podemos citar:

  1. O Brasil possui fronteira com 7 países de língua nativa espanhola. A moeda brasileira é valorizada nesses países vizinhos, permitindo um custo menor para realização do intercâmbio.
  2. Países pertencentes ao MERCOSUL permitem que você realize um intercâmbio com menos burocracia e menos custos. Isso porque, se o seu intercâmbio for de menos de 3 meses, você pode viajar somente com a sua carteira de identidade, economizando em passaporte e visto.
  3. É mais fácil aprender o espanhol na pratica, principalmente ao se comunicar todo dia e a todo tempo na língua nativa. É uma maneira muito mais rápida e eficiente em como aprender o espanhol.
  4. Ter espanhol como língua no seu currículo, abrirá muitas portas na sua carreira profissional.

Diferença entre espanhol e castelhano

Essa é uma dúvida muito comum das pessoas, se existe diferença entre espanhol e castelhano. A resposta para essa pergunta é: Não, não existe diferença.

A única diferença que podemos dizer que existe, é a existência do termo. O termo “castelhano” é mais antigo, surgido na Idade Media, para designar o reino Castela.

Já o termo “espanhol”, surgiu depois da unificação do território conhecido desde então como Espanha, em 1492.

Assim, os temos “espanhol” e “castelhano” servem para identificação do idioma, da língua espanhola.