Skip to content

5 dicas de italiano para iniciantes

26 fevereiro, 2021

Aprender um novo idioma é sempre um grande desafio, afinal inserir mais um item na rotina exige planejamento.

Se seu objetivo é aprender italiano, então confira a seguir 5 dicas de Italiano para iniciantes que separamos para você!

Homem aprendendo italiano com dicas para iniciantes
Homem aprendendo italiano com dicas para iniciantes (imagem: divulgação/Freepik)

1. Comece do começo, não pule nenhuma etapa

Pode parecer óbvia essa dica, mas muitas pessoas pulam etapas acreditando que estão avançando, quando na verdade estão prejudicando sua aprendizagem.

Em primeiro momento aprenda o básico do idioma (como a pronúncia das letras do alfabeto e formação das sílabas, por exemplo), depois aprenda palavras comuns e assim por diante.

Para te ajudar nesse processo, busque ferramentas (como vídeos no Youtube, por exemplo) que comecem com o básico e vá avançando conforme seu desempenho melhorar.

2. Consuma o idioma

Aprender um novo idioma é prática e para isso você precisa se acostumar com a pronúncia, melhorar sua compreensão oral, aprender novos conceitos e também descobrir novas palavras.

Dessa forma, assista vídeos e séries que tenham como plano de fundo o idioma italiano, leia jornais italianos e, ouça músicas nesse idioma. Já se você gosta de ler, uma boa dica é consumir livros para aprender italiano.

Outro ponto positivo de consumir o idioma é que você aprende mais sobre a cultura o que pode te influenciar a não desistir de aprender italiano.

Se você gosta de carros, por exemplo, aproveite para buscar mais conteúdo e vá adquirindo mais vocabulário.

3. Volte sempre ao que aprendeu

Sempre que possível reveja o que você já estudou e faça exercícios, assim você não corre o risco de ter que voltar em um assunto porque não se lembra mais.

Outra dica nesse contexto é sempre que possível escutar diversas vezes a mesma música em italiano e ir tentando acompanhá-la.

Vale a pena também ter um caderninho onde você anota as palavras que aprende e, o resumo de regras gramaticais.

4. Use e abuse de sites e aplicativos para aprender idiomas

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, aprender coisas novas ficou muito mais fácil. Existem inúmeros sites inteiramente dedicados ao ensino de italiano, assim como, existem também diversos aplicativos com o mesmo objetivo.

A grande vantagem dos aplicativos é que você pode acessar facilmente, afinal você sempre está com seu smartphone e pode acessar esses aplicativos sempre que tiver um momento de ócio.

5. Tenha contato com o idioma diariamente

Essa é uma das principais dicas de italiano para iniciantes, afinal não adianta você ver uma aula em um dia da semana e depois esquecer totalmente do seu objetivo.

Assim sendo, busque inserir doses homeopáticas de italiano no seu cotidiano, reserve um tempo para isso, nem que seja apenas 10 minutos. Tente variar também, um dia ouça uma música, no outro veja uma série e assim por diante.

Bônus: Organize sua rotina agora mesmo

Pode parecer óbvio, mas para aprender um novo idioma é necessário dedicar um tempo exclusivamente para isso.

Anote toda a sua rotina, veja qual é o melhor horário e dia para você inserir aprender italiano e, dedique-se a cumprir essa tarefa. Não se esqueça do contato diário com o idioma.

Além disso, não se esqueça de persistir e entenda que tudo bem você aprender no seu tempo.

Você tem mais alguma dica de italiano para iniciantes? Compartilhe com a gente nos comentários.