Conheça as principais áreas do Direito e as possibilidades de carreira

Fazer faculdade de direito é o sonho de muitas pessoas, sendo que a profissão é uma das mais antigas da sociedade. Um dos pontos mais positivos deste curso é a vasta gama de áreas de atuação que o profissional pode atuar depois de se formar, aliado a isso, tem-se o retorno financeiro satisfatório.

Basicamente, o graduado em direito opta entre atuar no setor público ou no setor privado e, após esse direcionamento ficará mais simples focar em quais conhecimentos ele precisará adquirir para sua atuação profissional.

Quer aprender a como fazer um resumo? Acesse este artigo e entenda tudo.

Mas afinal, qual são as principais áreas do direito e quais são as possibilidades de carreira nestas? Como tomar a decisão de que área você deve seguir? Tire essas e outras dúvidas a seguir.

Possibilidades de carreira para os graduados em direito e principais áreas de atuação

Como mencionado, há duas possibilidades de carreira para os bacharéis em direito: atuar no setor público ou no setor privado.

Ambas oferecem retornos financeiros satisfatórios e a escolha entre elas deve ser feita de acordo com os objetivos do profissional.

Se tiver dúvidas sobre qual seguimento seguir, se imagine atuando nos dois e perceba qual te traz maior sensação de felicidade ou faça uma lista de prós e contras sobre cada uma das possibilidades.

Escolher não é tarefa fácil, mas se apropriando do conhecimento pessoal é totalmente possível.

Além disso, para lhe ajudar ainda mais na escolha, veja as principais áreas do direito em cada um dos setores supracitados.

Quais são as principais áreas do setor privado?

No setor privado, o bacharel pode optar por tornar-se advogado e atuar em qualquer das áreas a seguir:

  • Direito Civil: o profissional deve estar preparado para defender interesses individuais e particulares, os quais estão relacionados a propriedades, bens e também questões familiares;
  • Direito Comercial: o profissional deve estar preparado para cuidar de aspectos jurídicos de empresas, ou seja, sua atuação estará intrinsecamente ligada aos interesses dos empresários. Além disso, poderá estar envolvido em abertura/ fechamento de empresas, elaboração de documentos jurídicos, criação de estatutos, entre outros;
  • Direito Penal: esse é o ramo mais comum e um dos que trazem maior retorno financeiro ao profissional, visto que no Direito Penal, o profissional trabalha na defesa ou acusação (de pessoa física ou jurídica) em questões que envolvam crimes ou contravenções;
  • Direito Ambiental: o direito ambiental é a única área do direito que visa à defesa de interesses coletivos, porém, é possível escolher esta área e atuar tanto no setor público quanto no privado. No que se refere à atuação no ramo privado, o advogado deve estar preparado para resolver questões sobre a responsabilidade com o meio ambiente de empresas privadas e até mesmo de ONGs e, deve se atentar as obrigações da empresa presentes na legislação ambiental;
  • Direito Trabalhista: o Direito Trabalhista também está entre os ramos que trazem maior retorno financeiro para o profissional, neste caso, o advogado atua principalmente em ações que envolvem empregador e empregado e, também pode atuar em questões inerentes à previdência social ou sindicais;
  • Direito do Consumidor: este é um dos ramos do Direito que mais requer profissionais. Neste caso, o profissional defenderá os interesses dos consumidores de produtos e serviços, sendo o principal instrumento de trabalho o Código de Defesa do Consumidor.

Ao escolher qual área do Direito você irá seguir, chega a hora de começar a estudar a legislação especifica sobre o ramo de forma aprofundada. Você pode fazer isso sozinho ou pode também procurar algum curso de especialização/aperfeiçoamento que a atenda as suas necessidades.

Quais são as principais áreas de atuação no setor público?

Conheça as principais áreas do direito
O setor público é uma das áreas do direito que mais agrega profissionais.

No setor público, o bacharel em direito (com inscrição na OAB ou não), poderá estudar para alguns dos seguintes cargos:

  • Carreira docente/ acadêmica: depois de formado, o advogado pode investir em sua formação para se tornar professor de ensino superior em instituições públicas, lecionando em diversas disciplinas (há a possibilidade de atuar em instituições privadas também), porém, neste caso há a necessidade de no mínimo cursar um curso de mestrado;
  • Se tornar um Juiz (Magistratura): essa é com certeza uma das áreas mais almejadas do direito, principalmente pelo excelente retorno financeiro. O Juiz é aquele que profere decisões sobre os processos, de forma imparcial e priorizando o cumprimento das leis;
  • Procuradoria: o procurador é o profissional que conduz inquéritos e fiscaliza ações, as quais deverão ter sido ajuizadas por terceiros;
  • Promotoria: o promotor é o profissional responsável por defender os interesses da Sociedade e do Estado, sua atuação pode envolver diversas outras áreas do Direito;
  • Defensoria Pública: essa é uma das áreas mais nobres do Direito no setor público, pois o Defensor Público garante que os cidadãos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à Justiça, sendo assim, atuam em diversos processos das mais variadas áreas do direito.

Para os profissionais que escolheram atuar no setor público, deve haver um esforço substancial para que sejam aprovados no concurso público que almejam.

Além das áreas supracitadas acima, o Direito no setor público ocorre nas três esferas de poder (municipal, estadual e federal), fato o qual confere aos profissionais muitas opções.

Contudo, independente da área do direito que você escolheu tenha foco, disciplina e determinação. Somente assim, você terá o retorno que tanto almeja para sua vida!

Gostou das dicas? Então deixe um comentário compartilhando suas experiências sobre a escolha de sua área jurídica na caixa de comentários logo abaixo. Até a próxima!

Roberto Junior

Roberto Junior

Alguém que acredita que o mundo pode mudar através da educação. É com esse pensamento que publica dicas, conteúdos e informações relacionadas ao tema aqui neste blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

᠈ Concursos

᠈ Idiomas

᠈ Livros