Carreira profissional, plano de carreira e tipos de carreira: você sabe diferenciá-los?

Desde que somos crianças, nós somos instigados a escolher uma profissão, afinal a pergunta “o que você vai ser quando crescer?” é uma das mais comuns na infância.

Já na adolescência, a escolha da profissão começa a se tornar algo real e palpável e é nessa etapa que começam as preparações para os vestibulares e provas. Logo, este momento é o pontapé inicial para a sua carreira.

De forma geral, na faculdade as pessoas se tornam profissionais, tendo em vista que recebem o conhecimento para exercer determinada profissão.

Mas após se tornar um profissional, outra preocupação começa a fazer parte da vida das pessoas, que é a carreira.

Perceba que existe uma diferença notória entre profissão e carreira, a profissão é a sua formação e os seus conhecimentos, enquanto que a carreira é o ramo e o modelo profissional que você opta por seguir.

Tem dúvidas sobre o assunto e quer conhecer mais sobre os tipos de carreiras existentes no mercado? Confira a seguir as informações essenciais e úteis sobre o assunto e se informe!

Aprofunde-se com alguns artigos interessantes sobre carreira:

O que é carreira profissional?

Em termos gerais, utiliza-se da expressão carreira profissional para se referir à reputação que o profissional construiu ao longo do tempo.

Essa reputação traz uma credibilidade no mercado e isso faz com que ele seja mais procurado e receba melhores salários.

Para ter uma carreira profissional de sucesso, a grande dica é sempre avaliar seus conhecimentos, suas habilidades, suas atitudes e fazer um planejamento através de um excelente plano de carreira.

Você já tem um plano de carreira?

Conheça mais sobre o plano de carreira

Em nossa vida profissional, poucos são aqueles que pensam em sua carreira ao longo do tempo.

Aqui, planejamento é fundamental para uma promoção ou progressão e consequentemente melhores salários e uma melhor qualidade de vida. Por isso o plano de carreira é o instrumento perfeito para tecer um futuro profissional de sucesso.

Vamos conhecer mais sobre o assunto?.

O que é plano de carreira?

Ao pé da letra, plano de carreira é o caminho no qual o trabalhador percorre ao longo de sua vida profissional, geralmente está associada a uma hierarquia planejada no trabalho composta por “degraus”.

Com o passar do tempo, o profissional vai subindo de cargo e melhorando suas condições de trabalho, dado que começa a subir os degraus hierárquicos.

Em resumo, o plano de carreira é uma espécie de guia do crescimento profissional.
Antigamente, o estabelecimento de um plano de carreira era restrito às empresas, onde elas traçavam os caminhos que os funcionários com excelente desempenho passariam para que chegasse mais próximo do topo da hierarquia.

Já na atualidade, o plano de carreira passou a ter como princípio a individualidade, assim sendo, o profissional começou a planejar quais são seus objetivos e quais serão os passos para que eles sejam atingidos.

Traçar seu próprio plano de carreira faz mais sentido e tende a ter maior sucesso, afinal, o profissional não fica dependente e restrito aos planos da empresa em que trabalha.

Como fazer um plano de carreira?

Dito que o plano de carreira começou a ser mais individual e menos dependente das empresas, é de suma importância elaborar o seu plano de carreira, como fazer isso? Basta seguir os seguintes passos:

  1. Conheça quais são os seus objetivos profissionais: isso é algo pessoal e vai depender de uma autoanálise sobre o que você deseja, uma boa dica para começar é se perguntar: como eu quero estar profissionalmente daqui a 5,10 e 15 anos?
  2. Trace metas: depois de conhecer quais são seus objetivos, traçar as metas será fácil. Uma boa dica é traçar metas diferentes, de grande, média e pequena magnitude. Por exemplo: como meta pequena, pretendo aprender um novo idioma; como meta média, fazer uma nova pós-graduação; como meta grande, ser aprovada em um concurso público;
  3. Trabalhe em prol das suas metas: seu objetivo deve ser todos os dias lutar para que suas metas sejam atingidas, aos poucos você verá seus objetivos se realizando e se sentirá mais motivado.

Exemplos de objetivos e metas de um plano de carreira

O plano de carreira (quando feito pelo próprio profissional) pode ter objetivos e metas diversas, como por exemplo:

  • Promoção na empresa em que trabalha;
  • Mudar de empresa;
  • Ter aumento salarial;
  • Melhora na qualidade de vida;
  • Experiência internacional.

Tipos de carreira

Escolha o tipo de carreira ideal para você

Agora, depois de saber como criar um plano de carreira, você deve estar se perguntando quais são os tipos de carreira existentes na atualidade.

Pois bem, existem inúmeros, sendo que os mais comuns são:

  • Carreira acadêmica: focado no estudo contínuo, geralmente a pessoa que a escolhe almeja chegar ao pós-doutorado;
  • Carreira empresarial: quando o individuo escolhe atuar em uma empresa e deseja permanecer nela durante um longo período de tempo;
  • Carreira militar: é uma das mais procuradas, onde o profissional entra para a polícia e vai aos poucos subindo de nível dentro do próprio órgão (a carreira militar possui um plano de carreira bem definido e atrativo);
  • Carreira empreendedora: quando o individuo deseja inovar e empreender.

Observe que em todos os tipos de carreira supracitados existe uma hierarquia e os chamados “degraus”, desta forma, tenha em mente que independente do tipo escolhido haverá um caminho a ser seguido para que o sucesso chegue até você.

Como fazer o planejamento de uma carreira profissional

Por fim, os melhores planejamentos profissionais são feitos seguindo os seguintes passos:

  1. Planeje-se o tempo todo
    O planejamento é o item central da carreira profissional, pois é justamente neste item em que são estabelecidos as ações, as estratégias, as formas de monitoramento e como será a execução do seu plano de carreira.
    Defina claramente aonde quer chegar e planeje quais será o caminho que deverá ser percorrido.
  2. Não tenha medo das mudanças
    O medo das mudanças é o principal motivo da estagnação dos profissionais, saia da sua zona de conforto e tenha ousadia para encarar as mudanças que podem melhorar sua carreira.
    A principal dica neste contexto é encarar as mudanças como um desafio a ser vencido, pensando sempre nas suas consequências positivas.
  3. Crie um networking
    Crie uma rede de contatos profissionais, isso pode te ajudar a conseguir novas oportunidades e também é uma forma de trocar ideias com profissionais do mesmo ramo.
    Uma boa forma de conseguir um networking é participar de eventos, congressos, feiras e palestras sobre o ramo em que você atua.
  4. Avalie seus passos constantemente
    De tempos em tempos avalie como anda o cumprimento de suas metas e quais são as decisões que devem ser tomadas.

Essa etapa é fundamental para que estratégias sejam definidas de forma correta, sendo também uma forma de avaliar quais são os resultados que foram atingidos (servindo como uma espécie de motivação).