Skip to content

Como estudar Xadrez?

Você quer saber como estudar xadrez para se tornar um excelente jogador, mas não tem ideia de por onde começar?

Para quem não conhece, o xadrez pode parecer muito complicado. Principalmente, porque é conhecido como um esporte intelectual, praticado por gênios.

Mas a verdade é que se trata de um jogo de concentração e persistência acessível a todos.

Basta que você conheça os elementos, as técnicas e variáveis deste esporte. Em outras palavras, é preciso estudar e treinar para dominar o tabuleiro.

A boa notícia é que, neste artigo, vamos te explicar como estudar xadrez para tornar-se um grande jogador com três dicas imperdíveis.

Vem conosco!

Primeira dica: saiba como estudar xadrez

Não basta apenas ler todo e qualquer material que encontrar sobre o jogo.

Então, como estudar xadrez? Em suma, é necessário que você conheça os fundamentos do esporte, assim como observe outros jogadores e suas técnicas.

Ou seja, estude os processos e dê importância a cada um deles de igual modo.

Entenda os elementos fundamentais: você precisa saber que o jogo de xadrez ocorre em um tabuleiro com 64 casas, sendo 32 brancas e 32 pretas, onde são dispostas as 16 peças brancas e as 16 pretas.

Do mesmo modo, o objetivo do jogo deve estar claro: colocar o rei adversário em posição de xeque-mate.

Contudo, também é preciso analisar partidas de outros jogadores e as combinações que podem ser feitas.

Cada movimento é extremamente importante neste jogo, do início à finalização.

Segunda dica: onde aprender sobre o jogo de xadrez

Apesar de a internet facilitar a busca por informações, uma dica que vale a pena seguir é buscar conhecimento sobre o jogo em livros de xadrez.

Neles, você vai encontrar os fundamentos básicos do esporte e aumentar o seu conhecimento gradualmente.

Um bom exemplo é a série de três livros do autor Francis Meinsohn, da Editora Notícias. O primeiro deles é “Aprendendo a jogar xadrez”. Em seguida, vem “Já jogo xadrez” e, por último, “Jogo melhor xadrez”.

Mas não descarte o conteúdo online para estudar xadrez.

Vídeos, artigos e e-books trazem uma infinidade de dicas e técnicas que podem te ajudar. Como, por exemplo, o blog do Rafael Leitão, que joga xadrez desde os seis anos de idade!

Terceira dica: o xadrez deve ser vivido intensamente

Como estudar xadrez com um macaco

Assim como em outros esportes, se você tem interesse em estudar xadrez para se tornar um ótimo jogador, deve fazê-lo com muita dedicação.

E não basta reproduzir o que aprendeu nos livros e conteúdo online, terá que desenvolver seu método de raciocínio sobre o jogo.

O que quero dizer com isto? Não se apegue a jogadas feitas, entenda como cada jogada pode ser construída.

Jogue e jogue mais uma vez. Calcule as variantes, perceba onde falhou e melhore suas jogadas. Estude cada movimento e todas as etapas do jogo de xadrez.

Por fim, o mais importante sobre como estudar xadrez é que você terá uma jornada muito rica em conhecimento, que contribuirá em diversas áreas para o seu desenvolvimento.