Você quer saber como estudar xadrez para se tornar um excelente jogador, mas não tem ideia de por onde começar?
Para quem não conhece, o xadrez pode parecer muito complicado. Principalmente, porque é conhecido como um esporte intelectual, praticado por gênios.
Mas a verdade é que se trata de um jogo de concentração e persistência acessível a todos.
Basta que você conheça os elementos, as técnicas e variáveis deste esporte. Em outras palavras, é preciso estudar e treinar para dominar o tabuleiro.
A boa notícia é que, neste artigo, vamos te explicar como estudar xadrez para tornar-se um grande jogador com três dicas imperdíveis.
Vem conosco!
Primeira dica: saiba como estudar xadrez
Não basta apenas ler todo e qualquer material que encontrar sobre o jogo.
Então, como estudar xadrez? Em suma, é necessário que você conheça os fundamentos do esporte, assim como observe outros jogadores e suas técnicas.
Ou seja, estude os processos e dê importância a cada um deles de igual modo.
Entenda os elementos fundamentais: você precisa saber que o jogo de xadrez ocorre em um tabuleiro com 64 casas, sendo 32 brancas e 32 pretas, onde são dispostas as 16 peças brancas e as 16 pretas.
Do mesmo modo, o objetivo do jogo deve estar claro: colocar o rei adversário em posição de xeque-mate.
Contudo, também é preciso analisar partidas de outros jogadores e as combinações que podem ser feitas.
Cada movimento é extremamente importante neste jogo, do início à finalização.
Segunda dica: onde aprender sobre o jogo de xadrez
Apesar de a internet facilitar a busca por informações, uma dica que vale a pena seguir é buscar conhecimento sobre o jogo em livros de xadrez.
Neles, você vai encontrar os fundamentos básicos do esporte e aumentar o seu conhecimento gradualmente.
Um bom exemplo é a série de três livros do autor Francis Meinsohn, da Editora Notícias. O primeiro deles é “Aprendendo a jogar xadrez”. Em seguida, vem “Já jogo xadrez” e, por último, “Jogo melhor xadrez”.
Mas não descarte o conteúdo online para estudar xadrez.
Vídeos, artigos e e-books trazem uma infinidade de dicas e técnicas que podem te ajudar. Como, por exemplo, o blog do Rafael Leitão, que joga xadrez desde os seis anos de idade!
Terceira dica: o xadrez deve ser vivido intensamente

Assim como em outros esportes, se você tem interesse em estudar xadrez para se tornar um ótimo jogador, deve fazê-lo com muita dedicação.
E não basta reproduzir o que aprendeu nos livros e conteúdo online, terá que desenvolver seu método de raciocínio sobre o jogo.
O que quero dizer com isto? Não se apegue a jogadas feitas, entenda como cada jogada pode ser construída.
Jogue e jogue mais uma vez. Calcule as variantes, perceba onde falhou e melhore suas jogadas. Estude cada movimento e todas as etapas do jogo de xadrez.
Por fim, o mais importante sobre como estudar xadrez é que você terá uma jornada muito rica em conhecimento, que contribuirá em diversas áreas para o seu desenvolvimento.