Como memorizar a tabuada? Aprenda com as dicas dos gênios da matemática

Uma das primeiras dificuldades encontradas pelos estudantes é sobre como memorizar a tabuada, sendo esse um dos bloqueios iniciais em relação à disciplina de matemática.

A tabuada de matemática nada mais é do que uma tabela onde são feitas as 4 operações (adição, subtração, divisão e multiplicação) entre os números de 1 a 10, a sua importância vai além de provas e vestibulares, sendo uma ferramenta presente também no cotidiano.

A tabuada de multiplicação é que todos encontram maiores dificuldades, dada a sua complexidade.

Aprender a tabuada não é tarefa difícil e existem dicas que podem te ajudar e muito neste processo, confira-as a seguir.

Como memorizar a tabuada de uma vez por todas

Em primeiro momento é importante lembrar que você deve aprender e não somente decorar a tabuada, isso porque, a partir do momento que você entende o conceito e como são feitas as multiplicações na tabuada memorizá-la será tarefa fácil.

Dito isso, observe as dicas a seguir sobre cada uma das tabuadas (de 1 a 10):

  • As tabuadas de 1 e de 10 são simples não perca tempo com elas: qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo, da mesma forma que a de 10 basta adicionar um zero no final do número multiplicado;
  • As tabuadas de 2, 4, 6 e 8 também são simples: isso porque se trata de números pares e podem ser resolvidas com o auxílio da soma. Para decorar a tabuada de 2 basta somar o número com ele mesmo, para decorar a de 4 basta somar o número com ele mesmo e em seguida multiplicar por dois e assim sucessivamente;
  • A tabuada de 3 também pode ser decorada com o auxílio da soma: a tabuada de três é nada mais que somar o número três vezes, por exemplo 9+9+9= 27, perceba que assim fica muito mais fácil;
  • A tabuada de 5 pode ser memorizada a partir da tabuada de 10: isso porque a tabuada de 5 nada mais é do que a tabuada de 10 dividida por 2. Sendo assim, basta multiplicar o número por 10 e em seguida dividi-lo por dois (por exemplo, 5 x 5 = (5 x 10)/2= 25);
  • Já a tabuada de 7 é um pouco mais complicada, mas se você chegou até aqui conseguirá memorizá-la com facilidade: uma dica é decorar “7+7 são 14 com mais 7 é igual a 21”, depois utilizar os valores já decorados nas outras tabuadas ou usar a soma como auxiliar;
  • A tabuada de 9 só parece complicada, mas não é: a principal dica para memorizar a tabuada de 9 é multiplicar por 10 e em seguida subtrair do resultado o número multiplicado (por exemplo: 9×10= 90, 90 – 9= 81).

Outras dicas que podem te ajudar no processo de memorização:

  • Evite o uso da calculadora;
  • Utilize as demais operações para auxiliar no processo de memorização;
  • Escreva a tabuada diversas vezes até a completa memorização;
  • Repita em voz alta a tabuada;
  • Procure jogos e aplicativos que possam te ajudar a memorizar a tabuada;
  • Peça para que colegas te perguntem a tabuada de forma aleatória.

Gostou das nossas dicas de como memorizar a tabuada? Caso tenha alguma dúvida ou se você sabe memorizá-la de outra forma não mencionada aqui, compartilhe na caixa de comentários logo abaixo, assim você espalha conhecimento e o texto fica bem mais rico!

Ah, caso você queira aprender uma nova língua, não deixe de acessar o nosso artigo sobre as 10 ferramentas de idiomas para aprender uma língua de forma inteligente.

Até a próxima!

Roberto Junior

Roberto Junior

Alguém que acredita que o mundo pode mudar através da educação. É com esse pensamento que publica dicas, conteúdos e informações relacionadas ao tema aqui neste blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

᠈ Concursos

᠈ Idiomas

᠈ Livros