Skip to content

Como se preparar para vestibular com pouco tempo para a prova?

3 março, 2021

O período de provas dos principais vestibulares costuma trazer muito estresse para todos os alunos. Afinal, são meses de dedicação resumidos em algumas horas e em alguns vestibulares, poucos dias. 

E são nesses dias que os alunos precisam mostrar todo o seu conhecimento. Portanto, isso pode resultar em enorme ansiedade, sobretudo em períodos mais próximos às provas. 

Há muitos alunos, inclusive, que trabalham e assim, não possuem muito tempo para se dedicar aos estudos. 

Mas isso não quer dizer que eles não possam ser bem-sucedidos no vestibular, mesmo com pouco tempo para a prova. 

Vamos falar mais sobre como se preparar para o vestibular com pouco tempo para a prova. Confira! 

1. Organize-se 

Primeiramente, ter pouco tempo significa aproveitá-lo da melhor maneira possível. Dessa forma, ser organizado é essencial. Portanto, escolha um local adequado, sem distrações ou interrupções. 

Além disso, não perca o pouco tempo que você tem para se dedicar aos estudos com redes sociais ou outras distrações online. 

Seja organizado, se você só tem 30 minutos por dia e faltam menos de 60 dias para o vestibular, organize-se para aproveitar o máximo esse pouco tempo que você tem. 

2. Esteja com a saúde em dia 

Em época de pandemia, a saúde em momentos de muito estresse pode dar uma caída. Assim, o que já era difícil, pode ficar ainda pior. 

Portanto, esse é o momento de estar com a saúde em dia. 

Se você está preocupado com a pandemia, você pode optar por fazer um teste de COVID, para saber se já teve a doença, ou então para ficar mais tranquilo caso esteja com algum sintoma. 

Outra boa opção é fazer um check-up com um plano de saúde empresarial, para ver como anda a sua condição geral de saúde. 

De fato, algumas condições, como anemia, que produz sintomas de cansaço e dificuldade de concentração, sendo caracterizada por falta de ferro no organismo, por exemplo, podem ser diagnosticadas com um simples exame de hemograma. 

Um suplemento de ferro, nesses casos, pode te dar mais disposição para enfrentar as horas de estudo. 

3. Alimentação saudável 

Outro fator que costuma dar muito cansaço aos alunos em momentos pré-vestibulares é uma alimentação inadequada. 

Embora adolescentes adorem fast-food, esses alimentos ricos em açúcares e gorduras deixam o organismo mais “preguiçoso”, uma vez que necessitam de muita energia para serem digeridos. 

Então, imagine se você vai conseguir estudar após se alimentar com um hambúrguer gigante e batatas fritas? Mesmo se conseguir, seu rendimento não será bom. 

Por isso, opte por grelhados, muita salada, legumes, frutas e grãos. 

Outro fator que pode atrapalhar é a cafeína. Um pouco de cafeína pode servir como estimulante e até ajudar o organismo, mas o problema está em seu consumo em excesso. 

Há pessoas que tomam enormes quantidades de café diariamente, ou refrigerantes à base de cola, ricos em cafeína. Isso, de fato, aumenta a ansiedade e pode, inclusive, atrapalhar a concentração. 

Assim, opte por pequenas quantidades de café para consumo diário. E mantenha-se bem hidratado, com bastante água. 

4. Tenha um sono de qualidade 

O excesso de ansiedade pode atrapalhar e muito a hora do sono. Com isso, o aluno pode não ter uma noite de sono repousante. 

E isso, atrapalha na concentração e rendimento no dia seguinte. Assim, opte sempre por ter um sono de qualidade, seguindo algumas recomendações. 

  • Uma hora antes do horário de dormir, desligue celular e TV; 
  • Escureça o quarto; 
  • Dê ao menos uma hora após a refeição para tentar dormir; 
  • Não pratique atividades físicas pesadas ou extenuantes momentos antes de ir dormir; 
  • Caso tenha dificuldade em aliviar os pensamentos, opte por uma prática de meditação. 

5. Saiba o momento de se distrair 

Embora pareça controverso, a distração também faz parte do processo de aprendizagem. Assim, ao menos uma vez na semana, procure colocar em sua agenda algum momento de distração como um filme ou um passeio de bicicleta. 

Isso faz com que outras regiões do cérebro sejam solicitadas e assim, seu cérebro ganha novas conexões. Além disso, a prática de atividade física pode ser bem relaxante e ajuda a oxigenar o organismo. 

6. Faça um organograma 

Você sabe quais são as disciplinas que têm maior dificuldade? E as que tem maior facilidade? 

Para ter melhores resultados faltando pouco tempo para as provas, faça um organograma dividindo seu tempo de maneira adequada a esses grupos. 

Ou seja, se você estuda melhor pelo período da manhã, ponha as disciplinas que tem maior dificuldade nesse período e mais tempo a elas também. Com as disciplinas que você tem maior facilidade, dedique menos tempo. 

Na hora de fazer a prova, a estratégia é oposta: inicie com as disciplinas que você tem mais facilidade, pois isso já te anima em partir para os maiores desafios. 

7. Aposte em simulados 

Na internet, há diversas opções de simulados. Assim, você consegue perceber como é o estilo do vestibular que pretende prestar. 

Alguns vestibulares são caracterizados por questões mais longas, com gráficos. Portanto, se você faz simulados, já deve ficar acostumado com aquele tipo de questão. 

Outro fator positivo sobre os simulados é que você consegue perceber melhor o tempo que vai gastar com cada parte do vestibular. 

Lembre-se que há vestibulares que o dia da redação é o mesmo de outras matérias. Assim, o simulado consegue fazer você se organizar melhor em questão de tempo, para quando chegar o dia do vestibular, saber exatamente como proceder. 

8. Busque aulas online 

Nas matérias que você tem maior dificuldade, busque aulas online sobre os assuntos que não domina. 

Assim, quando você for partir para o estudo individual, conseguirá ter um desempenho melhor, em menos tempo. 

9. Na véspera, relaxe 

Você fez o melhor que pode. Portanto, não se cobre demais. Na véspera das provas, relaxe. Vá dar um passeio, veja um filme. Agora não é hora de revisar nenhum conteúdo. 

Lembre-se que seu cérebro tem que estar descansado para lembrar de tudo que foi estudado antes do vestibular. 

Conclusão 

Ter pouco tempo antes de um vestibular não quer dizer que seu desempenho seja ruim. Organize-se, distribua o tempo que você tem, tenha um estilo de vida saudável e se dedique. 

Certamente, assim, seu resultado será positivo!