Skip to content

Como estudar para concursos em 2019? Guia definitivo!

Se você quer saber como estudar para concursos, fazer resumos é sem dúvida a melhor técnica.



Facebook


Twitter


Instagram


Pinterest

Ter estabilidade financeira é um dos seus maiores sonhos, não é mesmo? Mas como fazer isso?

Você pode tentar empreender e se tudo der certo, segurança e conforto será presença garantida na sua vida. Mas o que a maioria das pessoas almeja mesmo é passar em um bom concurso público e os motivos são vários, sendo os principais:

  • estabilidade financeira;
  • plano de carreira;
  • carga horária fixa.

Se você faz parte dos que querem ser aprovados e quer conquistar o tão sonhado cargo público, é muito provável que tenha se perguntado: como estudar para concursos?

É possível ser aprovado em diversos concursos públicos se você tiver disciplina, determinação e seguir as dicas de especialistas sobre o tema.

Se você se interessou pelo assunto e quer se aprovado no concurso dos seus sonhos, confira as dicas a seguir e aprenda definitivamente como estudar para concursos!

Veja alguns artigos que pode ajudar na sua preparação:

Como estudar para concursos públicos?

Buscando entender como que os maiores aprovados em provas e concursos públicos foram aprovados, fizemos uma pesquisa aprofundada sobre técnicas, instrumentos e estratégias utilizadas em suas preparações.

O resultado desta pesquisa é esse guia com sete dicas que vão lhe auxiliar no momento da preparação para provas e concursos públicos.

Aprenda a fazer um bom resumo

Se você quer saber como estudar para concursos, fazer resumos é sem dúvida a melhor técnica.

O resumo é uma das mais utilizadas ferramentas de estudos, além de que é considerada uma das mais efetivas. Isso porque, o resumo não só auxilia no processo de memorização da matéria, como também pode ser usado como material de consulta.

Veja alguns tipos de resumos que podem ser utilizados na sua preparação:

  • fichamentos;
  • mapas mentais;
  • blocos temáticos.

Quer saber como começar? Leia nosso artigo que ensina como fazer um bom resumo!

Aprenda a não esquecer o que você estudou

Você memoriza com eficiência? Uma das grandes dificuldades enfrentadas por concurseiros é sem dúvidas a revisão. Afinal de contas, não adianta estudar e não lembrar daquilo no dia seguinte.

Além disso, focar somente na quantidade de material estudado ao longo do dia e não se preocupar com o que foi de fato memorizado é outro grande equívoco.

Como o que importa nos concursos é o que você sabe de verdade, aprender técnicas de memorização é essencial para o seu sucesso. E se você tem dificuldades de memorizar ou quer aprimorar suas técnicas, recomendamos nosso artigo com 3 dicas indispensáveis para melhorar sua memorização.

Tenha uma rotina

A metodologia kanban é uma das formas de organizar a sua rotina. Desse modo, você aprenderá como estudar para concursos de forma eficiente

Para muitos, ter uma rotina é algo considerado “chato” ou “difícil”, porém, essas pessoas desconhecem que a rotina pode ajudar a ter estudos muito mais produtivos.

E quando falamos de rotina, o elemento central deve ser a organização.

A principal dica que podemos lhe dar nesse momento é de que suas tarefas devem ser organizadas por prioridade, priorize tarefas pessoais, profissionais e de estudo.

E não se esqueça de que você é uma pessoa só e que não pode viver sobrecarregado e, é justamente por isso que dar prioridade nas tarefas é tão importante, porque você tira de você tarefas que não são tão importantes ou que não te trazem resultados.

Também não se esqueça de estudar sempre nos mesmos horários, dessa forma, você acostuma seu cérebro com a sua rotina e contribui para seu processo de memorização.

Para ajudar ainda mais, utilize a tecnologia a seu favor e conheça alguns organizadores de tarefa online.

Utilize técnicas de estudo que (realmente) funcionam

Outro aspecto de suma importância para quem quer aprender a estudar para concursos é utilizar técnicas de estudos que funcionam, principalmente aquelas que são recomendadas pelos aprovados.

Obviamente nem todas as técnicas funcionam para todos da mesma forma e, a dica é justamente ir testando e encontrar aquela que atende perfeitamente as suas necessidades.

A grande vantagem das técnicas de estudos é que elas são elaboradas a partir de observação aliada a prática em longo prazo, e com isso já traz uma “receita do que fazer” para ter melhor desempenho no estudo.

Uma das técnicas mais efetivas é a do Pomodoro, você já ouviu falar? Basicamente ela funciona com blocos de tempo (25 minutos) e intervalos de (5 minutos), se quiser saber mais, clique aqui.

Faça mapas mentais

Uma das formas mais efetivas de memorizar o conteúdo é fazer mapas mentais, eles funcionam como uma espécie de resumo e é organizado por palavras chave. As palavras chaves são organizadas de forma estratégica e facilitam o entendimento completo do conteúdo.

E a grande vantagem dos mapas mentais é que atualmente existem ferramentas online que te auxiliam na elaboração de mapas mentais.

Você já usa mapas mentais?

Aprenda leitura dinâmica

Se você quer saber como estudar para concursos públicos, explore bem a leitura dinâmica. Com ela você pode ler mais material escrito mantendo a mesma compreensão.

A leitura dinâmica é uma técnica de leitura que otimiza o tempo gasto com a mesma. Obviamente você não vai conseguir ler um livro em 10 minutos, mas a técnica pode ajudar a estudar mais rápido, principalmente nas matérias que você tem maior domínio.

Para fazer este tipo de leitura é preciso utilizar as técnicas de leitura dinâmica, as quais foram elaboradas a partir de diversas observações e testes.

Além disso, a leitura dinâmica pode lhe ajudar a ler mais livros e notícias, que apesar de não serem cobrados na maioria dos concursos, aumentam seu vocabulário e melhoram sua escrita.

Faça o fichamento dos conteúdos estudos

Nós explicamos acima que fazer um bom resumo é fundamental. Além disso, citamos o fichamento como tipo de resumo, que pode ser utilizado nos estudos para concurso público.

Mas pela sua importância, eu gostaria de elencá-lo como uma dica extra.

O fichamento é uma técnica que surgiu nas pesquisas científicas, como uma forma de organizar os artigos e referências lidas ao longo do desenvolvimento do pesquisador.

A boa notícia é que o fichamento pode ser utilizado para estudar para concursos, funcionando de forma similar aos resumos e mapas mentais.

Para que o fichamento seja efetivo, você precisa aprender como fazer um fichamento e depois adaptar as técnicas a sua realidade e neste artigo explicamos tudo sobre o assunto.

Outras dicas importantes:

  • Tenha uma boa alimentação: a alimentação inferirá diretamente sobre a sua energia para os estudos. Evite alimentos pesados e gordurosos e dê preferência aos que contenham substâncias benéficas para a memória;
  • Tenha uma boa noite de sono: um dos principais erros de quem está estudando para concursos é sacrificar o sono em prol do estudo intenso. A longo prazo isso pode trazer diversos prejuízos a sua saúde e você pode comprometer seu desempenho nos estudos. A maioria das pesquisas indica que o tempo médio de uma boa noite de sono é de 7horas. Por isso, cuide da sua saúde e tenha uma boa noite de sono;
  • Cuide de você: pode parecer bobagem, mas você não pode esquecer de si durante o período em que estuda para concursos. Organize sua rotina e tire um tempo para o autocuidado, isso trará benefícios diretos para o seu rendimento nos estudos (como por exemplo, o aumento da motivação);
  • Tenha um local específico para estudar: reserve um local tranquilo e silencioso da sua casa para que você estude isso ajudará na sua concentração, pois pode ser que você não perceba, mas sua mente faz associações o tempo todo.

E você como estuda para concursos? Tem uma técnica específica?


Categoria aprender Educlad




Categoria livros Educlad

Categoria cidadania Educlad

Site especializado em conteúdo educacional, desenvolvido especificamente para difusão de dicas e informações relacionadas a educação a distância.

Criado e administrado por Ublent.