Skip to content

Quais os cursos mais procurados por quem fez o Enem na última década?

3 março, 2021

Todos os anos centenas de estudantes se preparam para realizar a prova do Enem, com o objetivo de conseguir realizar o curso desejado. Porém, quais são os cursos mais procurados por essas pessoas? 

A procura pela realização da prova do Enem é feita por pessoas com os mais diferentes objetivos. 

Estamos falando desde pessoas que têm interesse em atuar na área de criação de sistemas, como um sistema de pedidos, por exemplo, até medicina. Ou seja, são realmente áreas de atuação muito diferentes. 

E com tantas opções de cursos disponíveis, é muito importante fazer a melhor escolha para você, afinal, estamos falando da sua carreira profissional. 

Pode ser que você escolha uma opção agora e, no decorrer do curso, perceba que não fez a melhor escolha. 

Isso não é comum de acontecer, mas é algo que todos estão sujeitos a passar. 

Se você não faz ideia de qual curso quer fazer, neste artigo falaremos sobre alguns dos cursos mais procurados por quem fez o Enem na última década. 

Com isso, você poderá pelo menos ver quais são as opções mais comuns entre os brasileiros e se identificar ou não com algumas delas. 

Confira a seguir!  

Quais são os cursos mais escolhidos por quem fez o Enem? 

Se você está com dúvidas sobre qual curso deseja seguir ou se apenas tem curiosidade em saber quais são os cursos mais procurados por quem fez o Enem, aqui está uma lista com as principais opções. 

Curso de Ciência da Computação

A área da tecnologia cresceu muito nos últimos anos e continuará a crescer, afinal, cada dia que passa temos acesso a novas soluções, que tornam o nosso dia a dia mais prático. 

Por esse motivo, o curso de Ciência da Computação é uma das opções mais procuradas por quem faz o Enem. 

A Ciência da Computação está presente em diversas áreas, sendo necessário para todos os tipos de negócios, porém, nem sempre as empresas conseguem os profissionais que desejam. 

Isso significa que muitas vezes existem vagas disponíveis na área de tecnologia, mas faltam profissionais qualificados para preenchê-las. Portanto, a procura por pessoas formadas no curso é alta. 

Cursos na área da saúde

Os cursos na área da saúde são uns dos mais procurados por quem faz o Enem, principalmente o de Medicina. 

Ao finalizar o curso, o profissional estará pronto para atuar de diferentes maneiras, como: fazer diagnóstico de doenças, indicar e fazer o acompanhamento do tratamento de seus pacientes e assim por diante. 

Os locais de trabalho também são os mais diversos: clínicas, postos de saúde, hospitais e assim por diante. 

Curso de Tecnologia da Informação 

Assim como o curso de Ciência da Computação, o de Tecnologia da Informação também é muito procurado por quem deseja trabalhar na área de inovação e tecnologia. 

O profissional de TI é responsável por fazer implementação e reparos de sistemas de computador, software e hardware, além de usar ferramentas para compartilhar dados e configurar ferramentas para fazer o armazenamento de informações. 

Da mesma maneira que os profissionais formados no curso de Ciência da Computação, os de TI também podem ter acesso a diversas vagas, já que o setor está em expansão, em busca de pessoas qualificadas. 

Curso de Engenharia

Ao se formar no curso de Engenharia, é possível atuar em diferentes vertentes, como: elétrica, estrutural, mecânica, computação e muito mais. 

Para a grande maioria dessas especialidades, costumam existir muitas oportunidades de empregos e o salário médio inicial já é considerado alto.

Portanto, essa opção de curso é uma das mais lucrativas e que oferecem segurança no emprego. 

Um engenheiro pode atuar em diferentes setores, incluindo grandes empresas com altos cargos. 

Curso de Administração

O curso de administração é ideal para quem deseja atuar em diferentes ambientes, já que uma pessoa com essa formação pode atuar em diversos tipos de empresas. 

Ao finalizar o curso, o profissional está preparado para atuar como gerentes, CEOs, analistas, empreendedores e muito mais. 

Ou seja, além de ser um curso que proporciona muitas oportunidades de emprego, também é muito importante para quem deseja ter o seu próprio negócio. 

Curso de Psicologia 

A preocupação com a saúde mental se torna cada vez maior, o que faz com que a procura por psicólogos se torne mais comum.  

O profissional com diploma no curso de psicologia pode ter o seu próprio consultório, como também pode atuar em escolas, empresas, hospitais, etc. 

Quem deseja atuar nesta área pode encontrar uma grande diversidade de oportunidades para crescimento profissional. 

Curso de Odontologia

O curso de odontologia é voltado ao estudo e ao tratamento da saúde bucal, incluindo o tratamento dos dentes, gengiva, língua, mordida, ossos da face e assim por diante. 

O profissional formado no curso pode atuar em diferentes locais oferecendo o atendimento odontológico. É possível ter desde o seu próprio consultório até atuar em clínicas. 

Ao concluir o curso, o aluno estará preparado para cuidar da saúde e da estética bucal, limpar e extrair dentes, projetar e colocar próteses, realizar cirurgia e muitos outros procedimentos. 

Curso de Direito

O curso de Direito é voltado para a aplicação de leis e normas jurídicas que são vigentes no país ou em uma região. 

Durante o curso, o aluno tem acesso ao conhecimento teórico e técnico sobre a Legislação Brasileira e Legislação Internacional. Além disso, também aprende a ter visão crítica e consciência social e política. 

Ao concluir o curso, o aluno poderá atuar como advogado – após realizar o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

Já no mercado de trabalho, o advogado poderá atuar dando aulas, nos setores privados e públicos ou até ser juiz, delegado de polícia ou promotor, ao passar em concurso público.

Conclusão 

Agora que você já sabe quais são alguns dos cursos mais procurados por quem fez o Enem na última década, se identificou com alguma das opções citadas? 

Vale dizer que esses são apenas alguns dos cursos mais procurados, mas existem muitas outras opções desejadas por quem realiza a prova. 

Se ainda não sabe qual curso escolher, realize pesquisas e busque por uma opção que realmente seja ideal para você. 

Também tenha em mente que é fundamental buscar por uma instituição de ensino que seja reconhecida no mercado para assim ter acesso a um curso que realmente vai preparar você para a sua carreira profissional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *