10 Ferramentas para você aprender idiomas de forma inteligente

Aprender um novo idioma está na sua lista de metas? Se não, deveria inserir agora mesmo!

Saber falar um novo idioma deixou de ser um diferencial no mercado de trabalho há muito tempo e, agora é pré-requisito da maioria das vagas, principalmente as que são ligadas as áreas de exatas.

Segundo reportagem do correio braziliense, quem domina o inglês fluentemente pode ganhar até 51,89% a mais dentro nas corporações, visto que o profissional que se dedicou e esforçou-se no aprendizado do idioma pode facilitar a forma da empresa de se comunicar em âmbito internacional.

Ferramentas de idiomas - o mercado de trabalho para quem sabe inglês fluente

Essa vantagem empresarial acaba tornando o profissional bilíngue uma pessoa requisitada no mercado.

Porém, embora você saiba da necessidade que é aprender uma nova língua, muitos não sabem por onde começar ou enfrentam alguns empecilhos pelo caminho.

A falta de tempo devido a extensa rotina e a falta de concentração são alguns desses obstáculos.

Além disso, aprender um novo idioma demanda dinheiro, e que nem todo mundo dispõe de investimentos no momento.

Porém, a boa notícia é que atualmente existe uma série de ferramentas para aprender idiomas de forma inteligente e otimizada.

E quais são essas ferramentas? São muitas, algumas mais e outras menos efetivas. A seguir trago um compilado das melhores, ou seja, aquelas que possibilitam o verdadeiro aprendizado.

De antemão, afirmamos que a maioria possui recursos gratuitos e pagos, porém, ambos podem te ajudar muito!

Conheça 10 ferramentas para aprender um novo idioma

Duolingo

O Duolingo é um das ferramentas de idiomas mais famosas para se aprender outro idioma, o grande diferencial é a metodologia utilizada pela plataforma, que é interativa, divertida e muito didática.

No Duolingo o processo de aprendizagem funciona como um jogo, onde o usuário ganha pontos ao concluir uma tarefa, assim como as correções e apontamentos dos erros são dados aos usuários automaticamente.

Para acessar essa ferramenta, você pode baixar o aplicativo em seu smartphone (disponível para Android e IOS).

Importante: na versão em português é possível estudar inglês, italiano, espanhol, francês e alemão; já na versão em inglês a disponibilidade de idiomas é bem maior.

Babylon Tradutor On-line

O Babylon pode ser uma ferramenta importante para quem está aprendendo um novo idioma, principalmente porque se trata de um dos mais vastos dicionários de diversos idiomas em um só lugar e de forma gratuita, ao todo são cerca de 80 idiomas disponíveis.

Além da consulta ao dicionário, o Babylon também oferece ferramentas de idiomas e tradução otimizadas, independente do tamanho do texto.

Para acessar, basta entrar no site (https://tradutor.babylon-software.com/) e se preferir é possível instalar o aplicativo em seu computador.

Menrise

Já o Menrise é uma ferramenta que contém inúmeros vídeos gravados por nativos de cada país e todo o desenvolvimento do mesmo se dá como uma espécie de jogo.

Sendo assim, o processo de aprendizagem é focado na criação de memórias e a cada série de vídeos visualizados o usuário é convidado a testar seus conhecimentos.

Um fato interessante do Menrise é que ele possui idiomas inusitados (além dos comuns) como, por exemplo, Código Morse, Klingon (Star Wars) e Quenya (Senhor dos Anéis).

Para ter acesso ao conteúdo do Menrise, basta acessar seu site (https://www.memrise.com/) ou baixar o aplicativo (disponível para Android e IOS).

Ororo TV

O Ororo é uma plataforma online que possui diversos filmes e séries em diversos idiomas, além do áudio, a ferramenta possui um tradutor embutido daquilo que está sendo falado.

Sendo assim, o Ororo pode ser uma ferramenta útil para que a audição do idioma que você está estudando seja memorizada. Para ter acesso a essa ferramenta basta acessar o site: (https:ororo.tv).

Speaky

Já o Speaky é uma ferramenta de conversação que conecta pessoas de diferentes países para treinarem sua conversação, sendo assim pode ser de grande importância para o processo de aprendizagem. Para acessar o Speaky, você pode acessar o site (https://www.speaky.com) ou baixar o aplicativo (disponível para Android e IOS);

Hello Lingo

Assim como o Speaky, o Hello Lingo é um site de conversação que tem por objetivo melhorar as habilidades de outros idiomas conectando pessoas de diferentes locais do mundo.

Além de treinar o idioma, a conversação te ajudará a conhecer um pouco mais sobre as culturas de outros países.

Para ter acesso ao Hello Lingo, bastar acessar o site – https://www.hellolingo.com – (que também funciona bem na versão mobile).

Colingo

O Colingo é uma plataforma que oferece diversas aulas de inglês com americanos nativos, havendo alguns conteúdos que são gratuitos e outros que são pagos.

As aulas (pagas) são feitas pelo Hangout e, podem ser visualizadas também pelo YouTube posteriormente, para acessar a todo conteúdo basta fazer login utilizando o facebook no seu site (http://colingo.com).

Busuu

É uma rede social destinada ao aprendizado de outras línguas, lá estão disponíveis ferramentas de idiomas  distintos em 12 línguas e você pode aprender mais de um simultaneamente.

Para começar a fazer parte do Busuu basta entrar no site (https://www.busuu.com/pt) e criar um login de acesso, há também possibilidade de baixar o aplicativo (disponível para Android e IOS).

Language Exchance Community

Trata-se de uma ferramenta que também pode ser considerada uma espécie de rede social, onde há a interação entre os usuários, os quais devem estar dispostos a ajudar outras pessoas a aprenderem um novo idioma e também aprender com os outros, em uma troca mútua.

O grande diferencial do Language Exchance é que além de possibilitar a interação entre os usuários, há também outros recursos, como: dicionários, recursos audiovisuais e jogos, tudo isso contribui de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem. Para acessar, basta criar um login no site (https://www.mylanguageexchange.com).

Italki

O Italki é uma ferramenta online que oferece aulas com professores e programas de tutoria, alguns recursos são gratuitos e outros pagos.

Um diferencial do Italki é que ele possui um programa de intercâmbio linguístico e você pode se tornar professor de português para interessados em aprender o idioma.

Para ter acesso, basta acessar o site e criar um login.

Outras dicas para aprender outro idioma de forma inteligente

  • Veja filmes e séries legendados e, aos poucos tente desligar a legenda para testar seus conhecimentos;

  • Leia livros em outros idiomas, isso será demorado, mas pode lhe ajudar muito a aprender uma nova língua;

  • Insira na sua rotina um tempo para aprender um novo idioma e siga a risca;

  • Considere investir em um curso, seja ele online ou presencial (observe qual atende melhor as suas necessidades).

Bem, até aqui foi possível conhecer muitas opções para aprender uma nova língua não é mesmo?

Contudo, independente da ferramenta que você escolha utilizar, dedique-se a aprender e invista cada vez mais em você. Além de lhe ajudar no mercado de trabalho pode também abrir novas oportunidades, como viagens, por exemplo.

Até o nosso próximo artigo!

Roberto Junior

Roberto Junior

Alguém que acredita que o mundo pode mudar através da educação. É com esse pensamento que publica dicas, conteúdos e informações relacionadas ao tema aqui neste blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

᠈ Concursos

᠈ Idiomas

᠈ Livros