Como aprender idiomas sozinho?

Aprender novos idiomas está na lista de metas de muitas pessoas, esse é o seu caso?

Saber falar outros idiomas já não é mais um diferencial tão grande, inclusive, já vem sendo cobrado como pré-requisito em diversas vagas de emprego. Além disso, quando você aprende uma nova língua existe um impacto na sua vida pessoal, afinal você pode conhecer lugares e pessoas, ganhando maior autonomia nas suas escolhas.

Muitas pessoas optam por fazer diversos cursos de idiomas, os quais muitas vezes não trazem resultados diretos e há aquelas que aprendem idiomas sozinhas, isso acontece porque seja com um curso ou sozinho é necessário dedicação, afinal aprender um idioma só será possível com a prática.

Quer saber como aprender idiomas sozinho? Confira as dicas a seguir que preparamos neste artigo.

Quer aprender um novo idioma? Veja esses artigos:

9 dicas de como aprender idiomas sozinho

Conheça o que funciona para você

Obviamente você já foi inundado com propagandas que diziam “faça como o fulano e aprenda um novo idioma em 10 dias com nosso curso”. O curso pode ser excelente, mas pode não funcionar para você, porque existem pessoas diferentes com diferentes tipos de aprendizagem.

Dessa forma, se for adquirir algum curso, veja qual é a metodologia utilizada, se ela atende as suas expectativas e se funciona para você. Alguns cursos oferecem um período de teste grátis, aproveite a oportunidade.

Outra dica importante é avaliar a real necessidade de um curso, se você já tentou, viu várias formas de como aprender um idioma sozinho e não conseguiu, adquirir um curso pode ser muito vantajoso.

Reserve um tempo para estudar

Ampulheta do tempo

Nada vem por acaso e se você quer aprender um novo idioma deve reservar um tempo para tal, pode ser uma hora por dia ou até menos, o importante é que você se dedique completamente a atividade.

Uma boa dica é utilizar ferramentas online de organização, listar todas as suas atividades diárias e organizá-las por prioridade.

Não se esqueça de colocar a necessidade de aprender um novo idioma como prioridade, afinal ele trará benefícios diretos para a sua vida.

Faça resumos

Quando dizemos que você é plenamente capaz de aprender um novo idioma sozinho é uma afirmação correta, no entanto, precisará se apoiar em materiais sobre o idioma que deseja aprender.

Sempre que estiver estudando um material faça resumos dos conteúdos estudados, isso lhe ajudará a memorizar o idioma com mais facilidade e também servirá como um material de consulta quando surgirem dúvidas.

Utilize técnicas de estudo que funcionam

mapas mentais para estudar um idioma

Existem inúmeras técnicas de estudo que funcionam de verdade e nada impede que você as utilize para aprender um novo idioma.

Por exemplo: quando estiver estudando gramática faça mapas mentais, inserindo em uma espécie de fluxograma as palavras chave do conteúdo, para facilitar você pode utilizar ferramentas online de criação de mapas mentais.

Já se você estiver anotando palavras que não conhece no idioma, uma boa dica é utilizar resumos. E se está lendo um conteúdo no idioma que está estudando, utilize a leitura dinâmica para ler mais rápido.

Torne o aprendizado de um novo idioma mais divertido e proveitoso

Se aprender um idioma se tornar algo chato para você, é muito provável que você desista no meio do caminho. Uma boa dica é fazer dos seus momentos de lazer, uma oportunidade para reforçar seu aprendizado.

Como fazer isso?

  • Se você gosta de ler, arrisque ler um livro neste idioma;
  • se você gosta de filmes e séries, coloque-os legendado, pois isso vai ajudar a se familiarizar com a nova língua;
  • se você gosta muito de redes sociais, procure seguir pessoas dos países que falam o idioma que você está aprendendo e que tenham interesses em comum com você;
  • já se você é um apaixonado por músicas, ouça músicas de outros países (dica: procure a letra na internet e tente cantar junto).

 

Tudo isso lhe ajudará não só a aprender mais e com rapidez, como também tornará o processo mais divertido, evitando assim que você desista no meio do caminho.

Utilize ferramentas para aprender um novo idioma

Com a difusão da tecnologia é cada vez mais comum lançamento de ferramentas que te ajudarão a aprender um novo idioma, aproveite-as.

Os principais pontos positivos destas ferramentas são: você pode aproveitar os pequenos intervalos para estudar e aprender idiomas sozinho e na maioria das vezes utilizam recursos lúdicos para reforçar o processo de ensino aprendizagem da nova língua.

Além disso, algumas destas ferramentas (como é o caso do Duolingo) possibilitam que você aprenda diversos idiomas simultaneamente, dá até para se tornar um poliglota!

Leia livros e conteúdos no idioma que você está aprendendo

homem lê enquanto aprende um novo idioma

Mesmo que você não seja um amante de livros considere começar a ler livros escritos no idioma que você está aprendendo, isso te ajudará a conhecer novas palavras e também aumentará sua familiaridade com o idioma.

Se você não gosta muito de ler livros, leia livros curtos e de temas que te interessem ou que tenham correlação com a sua área de atuação.

Lembre-se: aprender idiomas sozinho envolve prática e dedicação! Caso tenha interesse, nós temos alguns materiais disponíveis:

Insira expressões do idioma que está aprendendo no seu dia a dia

Como já mencionado anteriormente, muito do aprendizado de outro idioma é a repetição. Entretanto, essa repetição não se refere somente as palavras isoladas.

Diversos professores recomendam que além do idioma, você deve aprender sobre a cultura do local e tentar inserir expressões culturais em sua rotina, mesmo que sejam em português.

Não desista

Por último, não poderíamos deixar de lado a importância de você não desistir de aprender idiomas sozinho. Haja vista que se você não tiver motivação, provavelmente desistirá no meio do caminho.

E para manter a motivação tente pensar nos resultados e mudanças que novos idiomas podem trazer para a sua vida.

E você, já aprendeu um novo idioma sozinho?