Skip to content

Jogadas de xadrez

Três homens bem vestidos jogam xadrez e aplicam estratégias

O jogo de xadrez é um dos mais divertidos jogos que existem. Além disso, pode ajudar você no seu cotidiano, isso porque, tal jogo melhora o raciocínio lógico, necessário para a maioria das tarefas.

Há quem diga que para vencer nesse jogo é necessário anos jogando, o que não deixa de ser verdade, mas se você conhecer as principais jogadas de xadrez, isso pode ser mais rápido e divertido.

Quer conhecer as melhores jogadas do xadrez? Continue lendo a seguir e aprenda como vencer hoje mesmo!

Melhores jogadas de xadrez e seus nomes

Para ser craque no xadrez, em primeiro momento, você deve entender a mecânica desse jogo. Dito isso, você precisa saber identificar os movimentos, não só os seus, mas os do seu oponente.

Então, aprenda as melhores jogadas do xadrez e seus nomes.

1. Roque

Como você deve saber (e se não sabe, vai aprender agora), no xadrez, a principal regra é movimentar apenas uma peça por vez. Mas existe uma jogada que há uma exceção nessa regra, a jogada Roque.

No Roque, a jogada é realizada entre o rei e qualquer uma das duas torres (que devem ser da mesma cor), resumidamente, o rei desloca duas casas para o lado e a torre, a mesma coisa. Ou seja, a torre vai ficar na casa que o rei atravessou. Mas há algumas regras para fazer essa jogada, as quais:

  • o Rei e a torre não podem ter sido movidos antes;
  • não pode ter peças entre o rei e a torre;
  • o Rei não estar sob ameaça de xeque.

Outro ponto importante do roque é que essa jogada possui duas categorias, sendo elas:

  • Pequeno: quando o Rei roca com a torre ao seu lado;
  • Grande: quando o Rei roca com a dama ao seu lado.

2. En Passant

Outra importante regra do xadrez é que o peão sempre irá se movimentar pela frente, ou pela diagonal, quando o peão for fazer uma captura.

Esse movimento diagonal é chamado de “En Passant”, nesse caso, o jogador pode andar duas casas, e o adversário pode capturar o peão como se o mesmo tivesse andado apenas uma casa.

Mas atenção, essa jogada só poderá ser feita no caso de o peão adversário ter andado duas casas e não tenha sido capturada na jogada seguinte.

3. Promoção de peão

O peão é a peça “menos valiosa” do jogo, certo?! Mas quando você consegue que seu peão chegue a última casa do seu adversário, você pode usar a jogada chamada de “promoção de peão”, nela você poderá trocar seu peão por uma peça mais valiosa (você pode escolher entre: cavalo, bispo, dama ou a torre).

Jogadas ensaiadas

As jogadas ensaiadas, também chamadas de jogada de defesa, servem para que você proteja seu rei. Basicamente, existem três jogadas nesse grupo, as quais:

  • A jogada de fuga: aquela em que você colocará o seu rei em uma casa que não poderá ser atacada pelo seu oponente;
  • Jogada de cobertura: aquela em que você obstrui a ação do seu adversário, colocando uma peça entre o rei e a peça agressora;
  • Jogada de captura: aquela em que você captura a peça agressora, antes de ela atacar seu rei.

Jogadas de ataque

Contrário das jogadas ensaiadas, existem a jogadas de ataque, nesse caso, o objetivo é que você capture o rei do seu adversário.

Mas cabe lembrar que se o seu adversário não perceber que o rei dele está sob xeque e fizer uma jogada que não o defenda, você não poderá atacar, pois tal ação é considerada ilegal no jogo.

Mas se o rei estiver em xeque e nenhuma defesa (citadas acima) puder ser feita, será configurado xeque-mate, você então fará uma jogada de ataque, o jogo termina e você ganha.

Estratégias e jogadas de xadrez infalíveis

Por fim, existem algumas estratégias de xadrez infalíveis, para você vencer todas as partidas, as quais:

  • Comece o jogo bem, pense antes de fazer os lances de abertura;
  • Faz parte do jogo dar suas peças aos seus adversários, mas não as dê por qualquer coisa;
  • Jogue com o objetivo de colocar suas peças em posição de vencer;
  • Mantenha a segurança do seu rei;
  • Pratique xadrez, só assim você será um bom jogador.

Você já conhecia essas jogadas do xadrez? Se quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo nossos conteúdos sobre o tema. Recomendamos também, você baixar alguns livros de xadrez em PDF e aproveitar para aprender mais.