Skip to content

Os 3 livros de Machado de Assis indispensáveis para estudantes [Faça o download em PDF]

Livros de Machado de Assis

Machado de Assis é um dos mais renomados autores brasileiros, seus livros reúnem características específicas do autor, como não seguir nenhum estilo literário específico e criticar com certo pessimismo os padrões sociais.

Por estes e outros motivos, toda a sua produção é aclamada pela crítica até os dias atuais, mesmo após mais de 100 anos de publicação.

Devido a tal relevância e a qualidade das obras deste autor brasileiro, as mesmas são cobradas em inúmeros vestibulares todos os anos.

Veja a seguir os 3 livros de Machado de Assis indispensáveis para os estudantes, além de as principais características dos mesmos e download disponível em PDF em sua versão digital (para quem quer fugir dos marcadores de página tradicionais).

Principais obras de Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Livros de Machado de Assis: As memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas conta a história de um defunto, começando a partir do dia de sua morte e ao contrário do que se espera termina em sua infância.

Brás Cubas viveu uma vida cheia de privilégios e, o tempo todo é exposto como alguém aparentemente vazio, ressaltando o estilo marcante de Machado de Assis de criticar a elite da época.

Apesar de todo o pessimismo/realismo de Machado de Assis, a obra contém também um pouco do romantismo. Ambos são estilos adotados pelo autor ao longo de sua trajetória na literatura e a mescla é claramente visível neste livro.

Para fazer o download de Memórias Póstumas de Brás Cuba em PDF, acesse o link abaixo.

Dom Casmurro

Dom Casmurro é um dos livros mais lidos do mundo e tem sido tema recorrente em vestibulares desde muito tempo.

A história gira em torno da vida de Bentinho, um jovem de boas condições que teve de frequentar o seminário para cumprir uma promessa que sua mãe havia feito, antes mesmo de seu nascimento.

Acontece que Bentinho já estava apaixonado por Capitu e promete que quando saísse do seminário se casaria com ela. Isso de fato ocorre, mas o romance começa a ficar mais dramático quando Capitu tem um filho (Ezequiel), que lembra muito o filho de seu amigo Escobar.

Bentinho começa a cogitar que Capitu havia traído-o e decide suicidar-se além de também querer matar Ezequiel, mas desistiu no último momento.

Capitu lamenta o ciúme descontrolado de Bentinho e eles resolvem se separar. Porém, a separação era algo mal visto na época e eles resolveram encobrir a situação fazendo uma viagem para o exterior.

Capitu morre, Ezequiel também e Bentinho volta para o Brasil e se torna o amargo Dom Casmurro.

Ao longo do texto, o leitor é convidado a supor hipóteses sobre a possível traição e a leitura se torna realmente empolgante.

Para fazer o download de Dom Casmurro em PDF, acesse o link no final do texto.

Esaú e Jacó

Já Esaú e Jacó é uma das obras mais políticas de Machado de Assis e tinha como cenário principal o governo brasileiro da época (que deixava de ser uma monarquia).

A história conta a vida de dois irmãos gêmeos (Pedro e Paulo) que de acordo com uma cabocla vidente e um espírita consultado pelos seus pais, começaram a brigar ainda no ventre.

Pedro e Paulo se tornam grandes homens conforme as previsões, mas totalmente opostos, que brigam o tempo todo, até mesmo no Congresso, onde os dois se tornaram deputados.

O último desejo da mãe dos gêmeos foi que eles vivessem em paz, eles concordaram, mas não durou muito tempo e eles acabam separados.

Para fazer o download de Esaú e Jacó em PDF e das demais obras citadas, clique aqui.

Nos vestibulares, os livros de Machado de Assis aparecem em questões interpretativas, de linguagem e sobre estilos literários. Sendo assim, ao ler estes livros é indispensável que se observe tais parâmetros.

Vale salientar ainda, que o autor atribui características comuns aos homens e também às mulheres (como a esperteza, por exemplo) em um momento histórico conservador, algo totalmente inovador e pouco aceito para a época.

Gostou das nossas dicas literárias? Você gosta das obras de Machado de Assis? Que tal deixar nos comentários as sua visão sobre o assunto?

Ah! Não deixe de acompanhar o site e ficar por dentro de todas as dicas que disponibilizamos.