Skip to content

Movimento das peças de xadrez

o movimento das peças do xadrez

Que o jogo de xadrez é baseado em movimentos estratégicos você já deve ter suposto, mas fique tranquilo, a partir do momento em que você conhece quais são os movimentos das peças de xadrez, tudo fica mais claro e suas chances de vencer uma partida só aumentam.

Basicamente, o movimento das peças de xadrez é baseado na peça a ser movimentada, saiba a seguir quais são os movimentos permitidos para cada uma delas.

Entenda o movimento das principais peças no xadrez

peças de xadrez sendo movimentadas

Movimentos do rei no xadrez

Como mencionado em alguns livros especializados, o rei é a principal peça no jogo de xadrez, caso ele seja eliminado, o jogo acaba.

Apesar do poder dessa peça, seus movimentos são bastante limitados, uma vez que o mesmo só pode se deslocar uma casa por lance, porém, ele pode se movimentar em qualquer direção.

Na simbologia do jogo, o rei simboliza o poder de líder, onde ele delega as funções sem muitas intervenções, por esse motivo, essa peça costuma movimentar-se apenas no final da partida (o que também é influenciado pela disposição das peças no tabuleiro, lembre-se que o rei fica “protegido” por outras peças.

Movimentos do cavalo no xadrez

Os cavalos são as únicas peças do jogo que podem se movimentar sobre outras peças, ou seja, ele pode “saltar”.

Por esse motivo, seu movimento é chamado de movimento em “L”. Em resumo, o cavalo anda duas casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e após mais uma casa no sentido perpendicular.

Na simbologia do jogo, o cavalo é uma espécie de “arma de guerra”, pois com tal peça é possível ir mais longe e atravessar melhor os obstáculos.

Movimento da rainha no xadrez

A rainha (também chamada de dama) é a peça mais versátil do jogo, e por conta disso, é considera a peça mais poderosa.

Tal peça pode se movimentar em qualquer direção, na vertical, horizontal e na diagonal.

Em termos de simbologias, a rainha representa a figura nobre e feminina em um reino, ao longo da história os reis contavam com as rainhas para tomarem grandes decisões.

Movimento do peão no xadrez

Os peões são as peças mais fracas do jogo, e por isso, são as que possuem movimentos mais limitados, eles podem andar somente em movimentos adjacentes a sua posição anterior, não podendo voltar atrás.

Assim como o rei, o peão só pode se movimentar uma casa por lance, mas existe uma exceção para tal regra: caso o peão esteja em sua posição inicial (não tenha feito nenhum movimento antes) ele pode andar 2 casas a frente.

Simbolicamente, os peões representam a população simples e de baixo poder aquisitivo e as que mais são sacrificadas pelos objetivos do reino.

Peão pode comer para trás?

Uma das principais dúvidas em relação ao movimento dessa peça no jogo é se no xadrez o peão pode comer para trás?

A resposta é não, via de regra, o peão só pode andar para frente, logo, ele só poderá “comer” / “capturar” uma peça nesse movimento.

Movimento do bispo no xadrez

Os bispos são peças utilizadas de forma estratégica no jogo, isso porque, tais peças só podem se movimentar na diagonal do tabuleiro.

No jogo existem 2 bispos, um ao lado do rei e o outro do lado da rainha. Em termos de simbologia, o bispo representa uma espécie de conselheiro do reino.

Movimento da torre no xadrez

Já a torre se movimenta na horizontal ou na vertical, ou seja, nas linhas e colunas do tabuleiro, respectivamente.

Na simbologia do xadrez, as torres representam a morada do rei e os limites do reino. Por esse motivo, tais peças são colocadas nas pontas do tabuleiro.

Você já conhecia esses movimentos das peças do xadrez? Sabe de algum que não foi citado no texto? Conte nos comentários!