O que é um MBA? Veja 5 perguntas respondidas sobre o tema

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Com o aumento da concorrência no mercado de trabalho e com a constante atualização das tecnologias/pesquisas, atualizar sua formação profissional e fazer uma especialização deixou de ser um diferencial e passou a ser basicamente uma forma de sobrevivência no mundo corporativo.

Você provavelmente já notou isso, não é mesmo?

Neste contexto, existe uma série de cursos de aperfeiçoamento que podem lhe ajudar a permanecer no mercado e também a se destacar na empresa que você já trabalha.

No que se refere à pós-graduação há diferentes modalidades de cursos, cada um destes é destinado a atender objetivos específicos do estudante.

De forma geral, existem dois tipos de pós-graduação, os quais:

  • Lato sensu: possui carga horária menor e é destinada a atender as exigências do mercado (programas de aperfeiçoamento e MBA, por exemplo).
  • Stricto sensu: possui carga horária maior e é destinado à formação docente e a produção científica (Mestrado e Doutorado, por exemplo).

Para saber que tipo de pós-graduação você deve fazer é necessário considerar seus objetivos profissionais.

Está no mundo corporativo e quer se aperfeiçoar na sua área ou aprender um novo seguimento? Invista em um MBA ou um curso de aperfeiçoamento profissional.

Já se você quer seguir carreira docente ou trabalhar em pesquisas, invista em um mestrado.

Entre tantas opções, o MBA é uma das pós-graduações mais procuradas e também uma das que mais geram dúvidas, quer saber como funciona cursos nessa modalidade? Se informe logo a seguir!

O que é um MBA?

MBA é a sigla para Master in Business Administration, trata-se de um curso classificado como lato sensu que tem por objetivo oferecer ao profissional uma ampla visão do mundo corporativo.

Para quem é indicado?

Para todo e qualquer profissional que esteja inserido ou deseja se inserir no mercado corporativo, sendo que os profissionais que mais procuram este curso são os executivos, os gestores e os empresários.

Quanto tempo dura?

O MBA pode ter 360 ou mais horas-aulas, geralmente fora do Brasil cursos desta categoria possuem no mínimo 480 horas. Como o curso é voltado para profissionais que já estão em exercício, suas aulas ocorrem nos finais de semana ou em horários não comerciais.

Como ingressar?

Geralmente a seleção para cursar um MBA varia em função da instituição em que o curso é ofertado, porém, os procedimentos mais comuns no processo de seleção são: análise de currículo, entrevista, prova ou exame de proficiência.

Quais são os tipos de MBA?

Independente do tema do curso, cerca de 60% do conteúdo abordado no MBA é sobre gestão e administração e, os 40% restantes são sobre o tema específico do curso escolhido (por exemplo: marketing, tecnologias, agronegócio e etc).

Devo fazer um MBA?

Se seu foco é o mundo corporativo, você deve fazer um MBA, mas lembre-se de que se trata de um investimento de tempo e dinheiro.

Este tipo de pós-graduação atende principalmente quem já está no mercado de trabalho, principalmente porque além das aulas expositivas, há também a troca de experiências entre os cursistas e professores e um profissional recém-formado não possui tanta bagagem para compartilhar.

Contudo, o MBA pode ser uma excelente maneira de você conseguir ocupar aquele cargo que tanto almeja e até mesmo de aumentar seu salário na empresa. Então, que tal começar a se planejar para realizar tais metas?

O que é um MBA? Veja 5 perguntas respondidas sobre o tema
5 (100%) 1 vote

Tem dúvidas, sugestões, ou quer compartilhar algo? Deixe um comentário.

Olá, desculpe o incomodo.

Mas você poderia curtir nossa página?