
Quando se está estudando para concursos públicos é muito importante conhecer quais são as carreiras e os campos de atuação das mesmas. Dentre os concursos mais procurados do Brasil estão aqueles da Receita Federal, que tem como cargo mais desejado o de Auditor. Mas afinal, o que faz um Auditor da Receita Federal?
Essa é uma dúvida muito comum e pertinente. Responde-la é importante para que seus objetivos profissionais sejam traçados de acordo com suas habilidades/ ambições e você pode construir a carreira dos seus sonhos.
A carreira de Auditor da Receita Federal é uma das mais almejadas dos concursos públicos, principalmente porque o salário é muito atrativo, uma vez que ultrapassa R$ 20.000,00 mensais.
Vamos entender então, o que faz um auditor da Receita Federal.
O que é Receita Federal do Brasil e qual é a sua importância?
A Receita Federal é um órgão público do Brasil, o qual é responsável por administrar as questões tributárias do país.
Em termos gerais, o órgão: planeja, executa, acompanha e avalia todas as atividades que são relativas à tributação, à fiscalização, à cobrança e à arrecadação dos impostos federais.
Além disso, cabe também à Receita Federal controlar as questões tributárias da importação e da exportação no país.
Todo o dinheiro arrecadado gera diversos recursos para o país, os quais são destinados para diversas áreas, como questões sociais e previdenciárias, por exemplo.
Obviamente, as atuações citadas acima não esgotam todas as atribuições da Receita Federal e este órgão é muito importante para o desenvolvimento do país, uma vez que se constitui uma das fontes mais significativas de arrecadação.
O que faz um Auditor da Receita Federal?
O Auditor da Receita Federal tem as seguintes atividades inseridas em sua rotina:
- Elaboração de processos administrativos;
- Elaboração de decisões de processos administrativos;
- Participação em processos de restituição, consulta ou compensação de tributos e contribuições de benefícios fiscais;
- Fiscalização;
- Lançamento de crédito tributário;
- Julgamento de processos tributários;
- Liberação de cargas para exportação e importação.
- Examinação de contabilidades empresariais ou de demais contribuintes que lhe forem cabíveis.
Quais outras vagas são abertas pela Receita Federal?
A Receita Federal é composta basicamente por dois cargos com remuneração alta, os dois são para nível superior e o ingresso é por meio de concursos públicos.
As carreiras são de Auditor Fiscal da Receita do Brasil (AFRFB) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB). De forma geral, não existe uma distinção concreta entre os dois cargos e é correto afirmar que as atribuições são concorrentes.
Entretanto, o Auditor Fiscal possui atribuições que são privativas deste cargo, sendo elas: lançamento de crédito tributário, julgamento de processos tributários e liberação de cargas para exportação e importação.
Contudo, para se tornar Auditor Fiscal da Receita Federal precisa ter diploma de nível superior, o qual pode ser em qualquer área do ensino.
Para quem deseja prestar concurso na área, é indicado que comece a estudar agora mesmo.
O órgão precisa preencher mais de 2.000 vagas e, apesar de o órgão não ter divulgado edital a previsão é que o mesmo seja lançado nos próximos anos.
E você, gostou de saber o que faz um Auditor da Receita Federal? Já está estudando para o concurso?