Skip to content

O que faz um Auditor da Receita Federal?

O que faz o auditor da Receita Federal

Quando se está estudando para concursos públicos é muito importante conhecer quais são as carreiras e os campos de atuação das mesmas.  Dentre os concursos mais procurados do Brasil estão aqueles da Receita Federal, que tem como cargo mais desejado o de Auditor. Mas afinal, o que faz um Auditor da Receita Federal?

Essa é uma dúvida muito comum e pertinente. Responde-la é importante para que seus objetivos profissionais sejam traçados de acordo com suas habilidades/ ambições e você pode construir a carreira dos seus sonhos.

A carreira de Auditor da Receita Federal é uma das mais almejadas dos concursos públicos, principalmente porque o salário é muito atrativo, uma vez que ultrapassa R$ 20.000,00 mensais.

Vamos entender então, o que faz um auditor da Receita Federal.

O que é Receita Federal do Brasil e qual é a sua importância?

A Receita Federal é um órgão público do Brasil, o qual é responsável por administrar as questões tributárias do país.

Em termos gerais, o órgão: planeja, executa, acompanha e avalia todas as atividades que são relativas à tributação, à fiscalização, à cobrança e à arrecadação dos impostos federais.

Além disso, cabe também à Receita Federal controlar as questões tributárias da importação e da exportação no país.

Todo o dinheiro arrecadado gera diversos recursos para o país, os quais são destinados para diversas áreas, como questões sociais e previdenciárias, por exemplo.

Obviamente, as atuações citadas acima não esgotam todas as atribuições da Receita Federal e este órgão é muito importante para o desenvolvimento do país, uma vez que se constitui uma das fontes mais significativas de arrecadação.

O que faz um Auditor da Receita Federal?

O Auditor da Receita Federal tem as seguintes atividades inseridas em sua rotina:

  1. Elaboração de processos administrativos;
  2. Elaboração de decisões de processos administrativos;
  3. Participação em processos de restituição, consulta ou compensação de tributos e contribuições de benefícios fiscais;
  4. Fiscalização;
  5. Lançamento de crédito tributário;
  6.  Julgamento de processos tributários;
  7. Liberação de cargas para exportação e importação.
  8. Examinação de contabilidades empresariais ou de demais contribuintes que lhe forem cabíveis.  

Quais outras vagas são abertas pela Receita Federal?

A Receita Federal é composta basicamente por dois cargos com remuneração alta, os dois são para nível superior e o ingresso é por meio de concursos públicos.

As carreiras são de Auditor Fiscal da Receita do Brasil (AFRFB) e Analista Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB). De forma geral, não existe uma distinção concreta entre os dois cargos e é correto afirmar que as atribuições são concorrentes.

Entretanto, o Auditor Fiscal possui atribuições que são privativas deste cargo, sendo elas: lançamento de crédito tributário, julgamento de processos tributários e liberação de cargas para exportação e importação.

Contudo, para se tornar Auditor Fiscal da Receita Federal precisa ter diploma de nível superior, o qual pode ser em qualquer área do ensino.

Para quem deseja prestar concurso na área, é indicado que comece a estudar agora mesmo.

O órgão precisa preencher mais de 2.000 vagas e, apesar de o órgão não ter divulgado edital a previsão é que o mesmo seja lançado nos próximos anos.

E você, gostou de saber o que faz um Auditor da Receita Federal? Já está estudando para o concurso?