Skip to content

Estes são os 21 países que falam espanhol

Balão de diálogo espanhol

Você sabe quais são os 21 países que falam espanhol ou tem o idioma como língua oficial?

Aposto que, ao pensar em aprender uma nova língua, todos pensam em dedicar-se ao inglês.

Mas, você sabia que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo?

Isso mesmo! Ela fica um pouco a frente do inglês, em comparação com os falantes nativos, e atrás do mandarin, falado na China.

No mundo, existem aproximadamente 400 milhões de pessoas que têm o espanhol como língua materna, e mais 100 milhões que falam a língua com boa fluência.

Além disso, cerca de 90% dos falantes nativos do espanhol estão localizados nas Américas.

Ou seja, você conseguirá aprender uma nova língua e ainda experimentar na prática como são alguns dos principais sotaques espanhóis presentes no mundo, já que quase todos os países que falam espanhol são nossos vizinhos.

Porém, pode ser que, caso você queira visitar algum desses países ou até fazer intercâmbio, exista identificação maior com determinada cultura.

Para isso, é fundamental conhecer quais são todos os países que falam espanhol e como você poder guiar sua escolha.

Língua espanhola pelo mundo

Como muitos de vocês já devem saber, a colonização espanhola nas Américas foi a responsável por disseminar a língua espanhola em grande parte de nosso continente.

A Espanha tinha como objetivo colonizar as novas terras, e como isso, executou diversas expedições no continente, dominando e eliminando o povo indígena local, como os Incas, Astecas e Maias.

A meta dos espanhóis era conquistar a maior quantidade de metais preciosos. Para isso, se utilizou mão-de-obra servil indígena e de acordos com vários povos indígenas rivais.

Graças a todos esses acontecimentos e a independência de muitos países, foram criados diversos países que falam espanhol no nosso continente.

Apenas 2 países que possuem o espanhol como língua materna não estão localizados na América, que é a própria Espanha e a surpreendente Guiné Equatorial.

Esses são todos os países e as respectivas capitais dos 21 países que falam espanhol no mundo:

  • Argentina – Buenos Aires;
  • Bolívia – La Paz;
  • Chile – Santiago;
  • Colômbia – Bogotá;
  • Costa Rica – San José;
  • Cuba – Havana;
  • El Salvador – San Salvador;
  • Equador – Quito; 
  • Espanha – Madri;
  • Guatemala – Cidade de Guatemala;
  • Guiné Equatorial – Malabo;
  • Honduras – Tegucigalpa;
  • México – Cidade do México;
  • Nicarágua – Manágua;
  • Panamá – Panamá;
  • Paraguai – Assunção;
  • Peru – Lima;
  • Porto Rico – San Juan;
  • República Dominicana – Santo Domingo;
  • Uruguai – Montevidéu;
  • Venezuela – Caracas.

Obviamente, alguns dos países citados nessa lista merecem mais carinho em nossa análise, por ser a opção de viagem da maioria das pessoas.

Portanto, confira a lista dos maiores países que falam espanhol no mundo:

Maiores países que falam espanhol no mundo

1. México

Bandeira mexicana tremulando em uma praça movimentada

Atualmente, o México possui cerca de 126 milhões de falantes de espanhol nativos. Além disso, grande parte da população tem como segunda língua algum dialeto local, vindo de antigas populações indígenas presentes no país.

Nesse contexto, é o maior dos países que falam espanhol no mundo, e ainda possui uma cultura riquíssima, graças à mistura de costumes e tradições dos povos pré-hispânicos com os colonizadores espanhóis.

Fora o sotaque, não existe muita diferença entre a pronúncia do espanhol mexicano e o castelhano.

Como curiosidades, podemos destacar a comida mexicana, que é tratada como um patrimônio da humanidade, e o enfrentamento da morte, que é comemorada e não lamentada.

2. Espanha

Patriotas da Espanha: um dos países que falam espanhol mais populares do mundo

Aqui, apresentamos a língua mãe. Sem ela, a comunicação entre os outros países hispânicos seria totalmente diferente.

A Espanha ainda possui rei, chamado Filipe VI de Espanha, e vive em uma democracia parlamentarista.

O espanhol tem origem de alguns dialetos latinos, incorporados na região da Península Ibérica. Por isso, existe tanta semelhança entre o castelhano e o português.

Em 1492, o primeiro escrito sobre a língua, chamado de gramática castelhana, foi publicado. Dessa forma, dando origem oficialmente ao que podemos chamar de primeira gramática moderna europeia.

Além disso, deve-se acrescentar que o espanhol possui muitas palavras estrangeiras incorporadas em seu idioma graças às conquistas de outros povos, contendo palavras celtas, germânicas, italianas e outras.

3. Colômbia

Cartagena na Colômbia: um dos países de riqueza cultural infinita e terceiro com mais falantes espanhóis nativos do mundo

A Colômbia é o terceiro país com mais falantes espanhóis nativos do mundo, com aproximadamente 45 milhões de pessoas.

Avaliada como um país de sotaque neutro, a Colômbia torna-se uma ótima opção para quem deseja fazer intercâmbio e não sofrer muito com a comunicação nativa.

A luta entre liberais, conservadores e socialistas fez com que o país tenha sofrido diversas vezes com problemas políticos internos.

Contudo, o país, além de ser belíssimo, possui uma biodiversidade gigantesca e ótima habilidade na produção de café.

O nome “Colômbia” é derivado em homenagem ao seu descobridor, Cristóvão Colombo, que ficou conhecido como o primeiro europeu a pisar em território americano.

4. Argentina

Casa Rosada na Argentina: a sede da Presidência da República no País.

De modo geral, o espanhol-argentino não possui grande diferença em sua estrutura do que o espanhol nativo (Espanha).

Porém, existem algumas peculiaridades.

O sotaque presente no espanhol-argentino é um pouco puxado para o italiano, graças à grande presença de imigrantes italianos no país.

Além da pronúncia, também existem algumas palavras que estão presentes somente no espanhol-argentino, como feijão” é denominado por porotos, enquanto o resto dos países latinos chama de frijoles.

Por fim, podemos lembrar da Argentina, fora como um dos maiores países que falam espanhol, pelo tango, churrasco e pelo atual Papa Francisco.

5. Peru

Machu Picchu no Peru

O Peru está localizado hoje onde era considerada a morada do povo Inca até o século XVI.

O país possui um dos patrimônios históricos mais importantes da humanidade e com apoio da UNESCO, o Machu Picchu, uma cidade pré-colombiana muito bem conservada e que oferece inúmeros recursos de visitação e pesquisa externa.

Cerca de 85% da população peruana fala espanhol, com apenas uma parte dos nativos tendo o aymara como segunda língua.

Com certeza, o Peru é um dos melhores e mais ricos países na América espanhola para se fazer intercâmbio, e pode trazer inúmeras experiências incríveis de sua viagem.

Quais desses países que falam espanhol você gostaria de conhecer?

Viu quantas opções de países incríveis você tem para conhecer a fundo a língua espanhola?

Claro que cada país possui sua particularidade ou cultura local, e é por esse motivo que a troca de informações entre as nações se faz tão necessária atualmente.

Mas, é legal saber que, mesmo com todas as diferenças, como a língua pode unir populações diferentes de uma forma bem semelhante.

De todos esses países citados, e mais alguns presentes na lista, qual você acha que seria o melhor para visitar, absorver a cultura ou fazer um intercâmbio?

Deixa nos comentários qual seria o melhor de todos!