Skip to content

Os 6 melhores programas para fazer mapas mentais online

Homem organiza as ideias olhando para papeis em um quadro mapas mentais online poderiam ajudá-lo com isso

Se você quer aprender como fazer um bom resumo, os mapas mentais são ferramentas excelentes para isso.

É inquestionável a eficácia dos mapas mentais no processo de aprendizagem, sendo que há uma infinidade de estudos que propõem seu uso e corroboram essa afirmação.

O mapa mental é um resumo elaborado de forma estratégica em uma espécie de diagrama que utiliza palavras-chaves, tornando a memorização do conteúdo mais fácil. Além do uso de mapas mentais nos estudos, essa ferramenta é também muito comum no mundo corporativo.

Dominando essa técnica, ela pode ser utilizada como verdadeira ferramenta que auxilia no aprendizado de idiomas, assim como instrumento para memorizar aulas e conteúdos relacionados ao trabalho.

Além disso, também pode lhe auxiliar com suas tarefas cotidianas.

Apesar de sua aplicabilidade e eficácia, muitas pessoas encontram dificuldades na elaboração de mapas mentais.

A boa notícia é que existe atualmente uma infinidade de programas para fazer mapas mentais online, os quais podem ser criados em ambiente virtual e organizados ou impressos de acordo com suas preferências.

Conheça os melhores programas para fazer mapas mentais

Quer saber como criar mapa mental online e grátis? Confira a seguir uma seleção com 6 programas eficazes que poderão lhe ajudar neste processo para fazer excelentes mapas mentais!

Mind Maps

Trata-se de um programa que pode ser usado online e offline. Para usar a versão online basta clicar aqui e para instalar no seu computador (versão que pode ser usada offline) basta instalar um complemento do Chrome.

Mind Mup

Funciona de forma similar ao Mind Maps, possuindo versão online e offline, a vantagem do Mind Mup é que apresenta um layout mais simples e intuitivo. Para acessar, basta clicar aqui.

Canva

O Canva é um software online de design gráfico gratuito e útil em diversas situações. Para criar mapas mentais no Canva basta clicar aqui e depois ir em “criar design” e digitar “mapa mental”, em seguida aparecerá uma série de modelos que você pode editar/ personalizar como quiser.

Coggle It

Assim como os demais programas apresentados, o Coggle it permite a criação de mapas mentais online.

O seu grande diferencial é que os diagramas podem ser feitos de forma colaborativa.

Para acessar o Coggle It, basta clicar aqui.

Mind Meister

O Mind Meister também possui versão online gratuita, porém, limitada em relação à versão paga.

O diferencial do Mind Meister é que ele possui um aplicativo (disponível para Android e IOS) que facilita o uso do programa a qualquer momento.

Para acessar o Mind Meister, basta clicar aqui.

Examtime

O Examtime possui os mesmos recursos que os demais supracitados.

Entretanto, tem como diferencial a facilidade de criar grupos de compartilhamento de mapas mentais, ideal para alunos e professores que queiram criar uma rede conectada.

Para começar a criar mapas mentais com o Examtime, clique aqui;

É importante mencionar que a maioria dos programas exige que seja criado um login, algo simples e rápido que não dificulta a criação dos seus diagramas.

Além disso, os mapas mentais online criados nestes programas podem ser salvos em PDF ou imagem e podem ser posteriormente impressos ou salvos em seu computador.

Há ainda a possibilidade de criar mapas mentais no World (Microsoft). Para isso, basta ir inserindo os elementos e o texto desejado, da forma que melhor atende as suas expectativas.

Se criar mapas mentais online não é o que você procura, você pode optar por criar diagramas em seu caderno, só não deixe de utilizar essa importante (e eficaz) ferramenta de aprendizagem!

E você? Também cria seus mapas mentais online?

Imagem de Mapa mental: aprenda a fazer online

Elaborar seus próprios resumos parece ser bem mais complicado no começo para quem ainda não tem muita prática, mas com persistência e muita vontade qualquer um pode fazer mapas mentais eficientes.

Se você já utiliza essa técnica diga-nos como é o seu processo de criação: você usa algum programa ou faz no caderno mesmo?

Uma boa folha A4 é o suficiente para a sua imaginação florescer?

Conte-nos na caixa de comentários logo abaixo e compartilhe seus conhecimentos com os colegas!