Skip to content

Como são as regras do xadrez?

As regras do xadrez e a influência no posicionamento das peças

O jogo de xadrez é um dos mais antigos e é também repleto de simbolismos, para começar a se aventurar nesse jogo, a primeira regra é conhecer as regras.

Em primeiro momento, conhecer as regras do xadrez pode parecer algo difícil, mas depois que você entende a organização do jogo, fica bem mais fácil.

Regras básicas do xadrez

As regras básicas do xadrez são em relação aos movimentos das peças, dessa forma, é importante que você saiba:

  • Rei: é a peça principal do jogo, seus movimentos geralmente acontecem no final e ainda assim são limitados (somente uma casa por lance), pois o objetivo é não o colocar em xeque;
  • Rainha: pode ser movimentada na horizontal, vertical ou diagonal;
  • Torre: pode ser movimentada na horizontal (linhas) ou na vertical (colunas);
  • Bispo: pode ser movimentado somente em movimento diagonal do tabuleiro;
  • Cavalo: é uma peça estratégica do jogo, pois pode saltar outras peças. Basicamente o movimento do cavalo deve ser feito em um movimento que lembra um “L”;
  • Peão: é a peça com movimentos mais limitados no jogo, o que não tira sua importância. Em resumo, o peão só pode se deslocar uma casa a frente em cada lance.

Regras oficiais do xadrez

Já no que diz respeito as regras oficiais do xadrez, têm-se:

  • As peças só podem ser movimentadas de acordo com as regras básicas do jogo (citadas no item anterior);
  • Nenhuma peça que for movimentada pode tomar lugar de uma peça que já está em uma casa e que possui a mesma cor da peça movimentada;
  • Quando ocorrer de a “casa” destino de uma peça em movimento for ocupada por uma peça de cor oposta, a peça em movimento irá capturá-la e eliminá-la do jogo;
  • Há jogadas especiais que são permitidas exceções as regras (como Roque, En Passant e a Promoção de peão);
  • Quando não houver peças suficientes no tabuleiro para um xeque-mate, o jogo se dará por empatado.

Um pequeno resumo das regras

Como você deve ter observado, existem diversas regras, mas fique tranquilo, com o tempo e prática essas regras serão facilmente memorizadas.

Para te ajudar nesse processo, um pequeno resumo das regras do xadrez:

Cada uma das peças possui sua importância e suas peculiaridades de movimento no tabuleiro.

Os peões, só podem fazer movimentos frontais, a torre pode movimentar sem restrições de número de casas pela horizontal e pela vertical. O cavalo pode realizar movimentos no formato de “L” e pode ir para qualquer direção.

Já o bispo pode se movimentar sem limitação de casas, mas somente na diagonal. Por outro lado, a rainha possui passe livre para se movimentar no jogo. O rei pode ser movimentado apenas uma vez por jogada, mas tenha prudência, porque ele é a peça mais importante do jogo.

Regras do xadrez para imprimir

Se você quer saber mais sobre as regras do xadrez, baixe agora a Cartilha do Xadrez elaborada pelo Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso, o documento possui além das regras, dicas e curiosidades sobre o jogo. Uma dica é você imprimir esse documento e levar para jogar com seus amigos e familiares.