6 sites indispensáveis para aprender a programar

Aprender programação é o desejo de muitas pessoas, seja para ascensão no mercado de trabalho ou para novas oportunidades.

Entretanto, diversas pessoas encontram dificuldades na programação ou até mesmo acreditam que não conseguirão aprendê-la.

Com os avanços digitais, aprender a programar se tornou um diferencial maior do que saber falar inglês fluente, afirmação feita pelo CEO da Apple. Isso porque com a programação é possível falar com bilhões de pessoas ao mesmo tempo, um alcance muito maior do que ser bilíngue.

Logo, muito além de uma ferramenta de idiomas, a programação é a própria linguagem, que une e abre portas a todos que a dominam.

Sites para aprender a programar

 

Melhores sites para aprender a programar

Aprender a programar não é algo impossível, nem tampouco tão difícil quanto a maioria das pessoas acreditam ser. Basta se dedicar e se apropriar do conhecimento disponibilizado sobre o tema.

Quer uma forma de aprender? Conheça a seguir os 6 sites para aprender a programar que vão te auxiliar neste processo. 

Khan Academy

O Khan Academy é uma plataforma criada há mais de 10 anos, possui uma vasta gama de aplicativos para smartphones e também oferece inúmeros cursos gratuitos sobre programação.

Para ter acesso ao conteúdo você pode entrar diretamente no site da Khan Academy ou baixar o aplicativo da empresa (disponível para Android e IOS).

No aplicativo há a possibilidade de baixar as videoaulas no seu smartphone para que possa assistir as aulas a qualquer momento.

Udemy

A plataforma Udemy é uma das principais plataformas de cursos online do Brasil e, há uma infinidade de cursos sobre programação.

A desvantagem é que os cursos são pagos (mas não se esqueça de que vale a pena investir em sua formação).

Além disso, a empresa disponibiliza ao longo do ano diversas promoções especiais, então fique de olho!

Um diferencial dos cursos de programação da Udemy é que eles são divididos em níveis (iniciante, intermediário e avançado), e com isso mesmo quem não sabe nada sobre o assunto pode aprender do zero a programar.

Essa plataforma possui um aplicativo (disponível para Android e IOS) que também conta com o recurso de baixar as aulas no seu smartphone, para que possam ser vistas em qualquer horário, independente da disponibilidade de rede.

Don’t Fear the internet

O Don’t Fear the internet (disponível aqui) é um site criado pela nova-iorquina Jessica Hische, nele são apresentados diversos conceitos sobre programação (HTML e CSS) e ainda possui 8 vídeos tutoriais (até o momento).

O diferencial é que neste site você encontra uma linguagem simples, voltado para quem não possui nenhuma familiaridade com o tema. O Don’t Fear the internet pode ser uma ferramenta para complementar seus estudos e é inteiramente grátis.

O único ponto negativo é que os vídeos são todos em inglês e é necessário ter domínio da língua.

Codecademy

O Codecademy (disponível aqui) é uma plataforma de cursos (em inglês) inteiramente gratuita. Porém, é necessário domínio da língua para conseguir aprender.

Um dos principais diferenciais do Codecademy é que o mesmo possui inúmeros exercícios sobre programação, unindo a teoria com a prática e fazendo com que a aprendizagem seja mais efetiva.

Microsoft Virtual Academy

A Microsoft Virtual Academy oferece cursos em português sobre programação, a visualização das aulas é inteiramente gratuita, sendo necessário apenas criar uma conta no site para ter acesso às mesmas.

Um diferencial da Microsoft Virtual Academy é a quantidade de cursos sobre programação, que vão desde conceitos introdutórios a níveis avançados.

Coursera

O Coursera (disponível aqui) também é uma plataforma de cursos online com inúmeros cursos sobre programação. A visualização das aulas é inteiramente gratuita, porém, se você quer ter o certificado terá que pagar por ele. O ponto mais positivo do Coursera é que as aulas são em português e segundo avaliação dos usuários são muito explicativas.

Contudo, todos os exemplos aqui listados são indispensáveis para quem deseja aprender a programar. Não perca mais tempo, comece a estudar agora mesmo!

6 sites indispensáveis para aprender a programar
5 (100%) 1 vote[s]
Roberto Junior

Roberto Junior

Alguém que acredita que o mundo pode mudar através da educação. É com esse pensamento que publica dicas, conteúdos e informações relacionadas ao tema aqui neste blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

᠈ Concursos

᠈ Idiomas

᠈ Livros