Leia até 5x mais rápido com essas 13 técnicas de leitura dinâmica

Você já deve ter ouvido falar diversas vezes na leitura dinâmica, principalmente se está tem passado por um período de dedicação aos estudos.

Mas afinal o que é leitura dinâmica e como ela pode lhe ajudar em suas atividades cotidianas?

A leitura dinâmica nada mais é do que uma técnica em que a velocidade da leitura é aumentada, sem que haja comprometimento na compreensão do texto e nem tampouco na retenção de informações.

Assim como utilizamos alguns instrumentos e ferramentas de idiomas para aprender uma nova língua, utilizamos a leitura dinâmica como ferramenta para ler mais rápido sem perder a compreensão do que se está lendo.

A leitura dinâmica funciona? Sim, a leitura dinâmica pode lhe ajudar a ler muito mais rápido.

Porém, não se iluda! Você não vai conseguir ler 1500 palavras por minuto como propõem alguns conteúdos, mas é totalmente possível que você consiga diminuir consideravelmente o tempo gasto com a leitura.

Agora você deve estar imaginando o quanto isso lhe ajudaria a estudar mais e melhor, a boa notícia é que isso é totalmente possível e que algumas técnicas podem lhe ajudar a praticar a leitura dinâmica.

Por isso preparamos um guia com 13 técnicas de leitura dinâmica para que você comece a desenvolvê-la agora mesmo.

Veja também: Como fazer um bom resumo | 5 dicas para fazer um resumo matador

Técnicas de leitura dinâmica: aprenda a ler mais rápido

Use o Skimming

O skimming consiste em dar uma olhada rápida antes de ler de fato, algumas pessoas acreditam que o skimming é a leitura dinâmica, porém, a maioria dos estudos sugere que só passar os olhos pela página prejudica a retenção de informações. Então, antes de ler a página, a observe com atenção rapidamente. Veja um vídeo sobre o assunto:

Tenha em mente o que precisa tirar do texto

Saber o que você está procurando lhe ajudará a destinar atenção ao que realmente importa e a leitura se torna mais rápida.

Seja seletivo em suas leituras

Observe as frases/ trechos redundantes ou irrelevantes e os ignore, pois eles não carregam informações úteis para você. Outra dica de praticar a seletividade na leitura é ignorar as pequenas palavras, pois elas serão entendidas de qualquer forma.

Aumente seu vocabulário

Se tiverem duas frases, uma com palavras que você conhece e a outra com palavras que você desconhece e você cronometrar o tempo gasto para a leitura delas, você perceberá que a frase com palavras conhecidas será lida com maior rapidez. Sendo assim, aumente seu vocábulo, como? Lendo mais.

Não pronuncie as palavras

Um hábito muito comum é pronunciar as palavras (em voz alta ou mentalmente) e isso torna a leitura mais demorada. Deixe esse hábito de lado, uma dica é mascar chiclete enquanto lê até que esse hábito seja eliminado.

Use o Scanning

Procure sempre no texto por palavras-chave, ou seja, quais são os termos relevantes que podem lhe ajudar a encontrar as informações que você procura.

Acompanhe o seu desempenho

A leitura dinâmica é algo construído, desta forma, quanto mais você ler e treinar, mais rápido você se tornará.

Quer aprender como estudar para o ENEM sozinho e de forma eficiente? Neste artigo lhe explicamos o que NÃO fazer no momento da preparação.

E uma forma de saber se você está ou não no caminho certo é monitorar constantemente seu desempenho.

Como fazer isso? Conte quantas palavras você consegue ler por minuto (uma pessoa normal lê em média 150 palavras e com a leitura dinâmica esse número pode subir para 800 ou até 1000 palavras);

Mantenha o foco

Manter o foco é uma das principais técnicas de leitura dinâmica, afinal quando o leitor está focado no que lê, ele tende a absorver mais rapidamente as informações.

Quando for ler, tire de perto tudo que pode te distrair e dedique-se somente à sua leitura.

Procure um local sossegado e silencioso para ler

O lugar que você escolhe para ler também influência na velocidade de leitura, principalmente pela ausência de distrações. Escolha um local de sua casa que seja silencioso, confortável e que dificulte que você seja incomodado.

Não leia quando estiver muito cansado

Quando estiver cansado é melhor que não leia, principalmente porque sua concentração está comprometida e a leitura se tornará bem mais demorada.

Aproveite o tempo livre para ler

Obviamente se todos os leitores dispusessem de horas para a leitura, todos desenvolveriam a leitura dinâmica facilmente.

Ocorre que, a maioria das pessoas nem sempre possui tempo disponível para treinar sua capacidade de leitura.

A melhor forma é aproveitar os momentos livres para ler, principalmente aqueles em que não há possibilidade de fazer outras coisas (como transporte público, filas, salas de espera, entre outros).

Leia um livro por vez

Quando você lê mais de um livro por vez, tende a demandar mais esforços para lembrar-se da história e isso acaba desperdiçando tempo.

Se você tiver uma rotina de leitura regular, ler um livro por vez não prejudicará em nada na quantidade de livros que lê.

Saiba o que está lendo

Pesquise sobre o tema, leia resenhas e não crie grandes expectativas para a leitura, com isso você economizará muito tempo.

Contudo, mesmo se tornando um craque na leitura dinâmica não se esqueça de que a leitura pode continuar sendo seu hobby. A leitura dinâmica deve vir a agregar na sua vida e servir como uma ferramenta para aumentar a sua produtividade.

E você, Já pratica leitura dinâmica? Compartilhe nos comentários suas experiências e conte-nos a técnica que você utiliza. Até nosso próximo artigo.

Leia até 5x mais rápido com essas 13 técnicas de leitura dinâmica
5 (100%) 2 vote[s]
Roberto Junior

Roberto Junior

Alguém que acredita que o mundo pode mudar através da educação. É com esse pensamento que publica dicas, conteúdos e informações relacionadas ao tema aqui neste blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

᠈ Concursos

᠈ Idiomas

᠈ Livros