Skip to content

Livros e quadrinhos em francês: conheça obras interessantes para aprender o idioma

biblioteca: um bom lugar para ter seus livros e para aprender francês

Se você está ai focado, estudando a língua romântica mais bela de todo o mundo (desculpe aos estudantes e amantes do espanhol ou italiano), com certeza precisará de livros para aprender francês.

Não estamos falando de livros em francês para iniciantes ou gramáticas densas e complexas, mas de obras que podem ser utilizadas em todos os níveis da língua de Molière para você aprofundar o seu vocabulário.

Seja estudando em cursos de francês ou mesmo de modo autodidata, os livros de francês são aliados indispensáveis para você dar mais um passo no aprendizado da língua estrangeira.

Portanto, vamos às obras.

3 livros clássicos e interessantes para aprender francês

Para quem está planejando uma viagem à Paris, entender sobre a cultura da França através da literatura pode ser motivador e você pode utilizar livros clássicos para dar aquela ajuda no aprendizado da língua.

Algumas das histórias listadas abaixo podem, inclusive, já ter sido lidas ou assistidas por você em algum momento.

Vamos conhecê-las.

La Belle et la Bête (A bela e a fera)

A famosa obra francesa escrita pela autora Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, foi escrita originalmente em 1740 e apesar de ter sido direcionada a adultos, virou um clássico infantil destaque no mundo todo.

Você pode consultar a obra em PDF clicando neste link, ou pode adquirir a obra física clicando aqui.

Lés Misérables (Os Miseráveis)

Escrita por Victor Hugo em 1862, les misérables é um romance clássico francês que descreve e conta a vida de pessoas pobres que viveram em Paris no século XIX, em especial Jean Valjean.

O livro possui uma história rica e trata de assuntos como desigualdade social e a importância do trabalho para a sociedade e é interessantíssimo para enriquecer seu vocabulário e desbravar a cultura francesa.

Para download no idioma original, basta clicar neste link.

Notre-Dame de Paris (O corcunda de Notre-Dame)

Escrito em 1831 pelo também autor romancista Victor Hugo, a obra ficou famosa no mundo todo, sendo replicada em obras no idioma inglês, português e vários outros, tendo ganhado inclusive, uma adaptação para as telonas.

Dentre os principais objetivos do autor com a publicação da obra estava a conscientização da conservação da Catedral de Notre-Dame, que inclusive foi incendiada em abril de 2019.

Para download da obra no seu idioma original em PDF, basta clicar aqui.

Caso queira a obra em formato físico, basta clicar aqui.

Como aprender francês com quadrinhos?

Além das obras clássicas, você estudante dedicado pode utilizar das histórias em quadrinhos para ampliar e melhorar o seu vocabulário e aprender francês.

Além desse benefício, as imagens e a própria história tornam o aprendizado menos cansativo e mais interessante.

Alguns personagens americanos, como os da turma do Mickey, da Disney, estão a disposição em versão francesa com muito conteúdo, piadas e as suas famosas bande dessinée – BD.

Felizmente, a cultura francesa dispõe de personagens famosos no mundo todo e que, você pode ter conhecido algum dia.

São eles:

  • Les Schtroumpfs;
  • Astérix;
  • L’Histoire de Babar.

Tenha em mãos um bom dicionário francês e de conjugação!

Dicionário em francês

Além dos livros mencionados e das belas histórias em quadrinhos e contos, você pode precisar também de um bom dicionário de francês e um dicionário de conjugação.

O primeiro deve ser utilizado para buscar aquelas palavras que a gente tem dúvida se o Google ou os demais tradutores responderam certo, sabe?

E o outro é para facilitar la conjugaison, dificuldade de muitos alunos.

Acessando este link, você vê algumas opções interessantes de dicionários de conjugação e neste outro, você vê conhece alguns dicionários e minidicionários.

Você indica algum livro ou quadrinho da literatura francesa para aprender francês?

Agora que você conheceu as principais obras e quadrinhos que o ajudarão a aprender o francês, que tal nos indicar a sua favorita, que talvez, não esteja listado neste artigo?

Fique à vontade para sugerir histórias, contos, poemas, romances… tudo que você indicar pode e vai ajudar outros estudantes da língua.

Jusqu’à la prochaine fois!